Os primeiros brasileiros a competirem no Campeonato Mundial de Judô de Paris entram no tatame a partir desta terça-feira. Felipe Kitadai (até 60 kg), Leandro Cunha (até 66 kg) e Sarah Menezes ( 48 kg) descobriram seu trajeto na competição nesta segunda-feira, quando foi realizado o sorteio da chave.
Kitadai pega o vencedor do tcheco Pavel Petrikovc e Houmed Hagui, do Djibuti. Se passar de fase, o brasileiro pode ter pela frente o uzbeque Rishod Sobirov, medalhista olímpico e eleito pela Federação Internacional de Judô como o melhor atleta da atualidade.
Já Leandro Cunha, vice-campeão mundial no ano passado, estreia contra quem passar do embate entre o romeno Dan Fasi e o armênio Armen Nazaryan. Saraha Menezes, cabeça de chave 4, espera o confronto da ucraniana Olha Sukha e da espanhola Oiana Blanco para descobrir sua primeira adversária.
“É o tipo de competição em que não se luta só com técnica, é preciso entrar no tatame com a cabeça também”, avaliou o coordenador técnico da Confederação Brasileira de Judô, Ney Wilson. “Os principais atletas são conhecidos. Porém é preciso ficar atento a surpresas, como a Coréia do Norte, que não participa ativamente do Circuito Mundial, mas sempre tem representantes fortes nos pesos mais leves”, completou.
O Mundial de Paris é o último do ciclo olímpico de Londres-2012 e pode ser determinante nas pretensões do judocas, já que uma medalha de ouro vale 500 pontos no ranking, a prata, 300, e o bronze, 200. No último Mundial, no Japão, o Brasil voltou para casa com três medalhas de prata e uma de bronze.