Os brasileiros Ricardo Martins Taques e Ivan Vendemiatti estão em Solkan, na Eslovênia, onde disputam o Campeonato Mundial de Júnior de Slalom. Os dois atletas conseguiram a vaga na seletiva disputada no mês de junho, no Canal de Águas Bravas, em Foz do Iguaçu.

continua após a publicidade

O paranaense Ricardo, conhecido como Teco, que descobriu a canoagem na escolinha de slalom de Tibagi, trabalho social para crianças da cidade, tem apenas 15 anos e é uma das promessas para o slalom brasileiro.

"Ele tem um excelente tempo para a idade dele. Em uma das etapas da Copa do Brasil este ano, o Teco ficou na frente de Selbach, uma grande marca para um atleta jovem", explicou Fábio Persuhn, supervisor da canoagem slalom na Confederação Brasileira da Canoagem (CBCa).

Os bons tempos que o canoísta tem conseguido nas competições nacionais têm arrancado elogios até mesmo de atletas consagrados como Gustavo Selbach, um dos canoístas mais premiados do Brasil.

continua após a publicidade

"O Teco está indo muito bem. Ele é um jovem canoísta de muito talento. É bom você ver essa nova geração ganhando força, porque quem ganha é o Brasil. O Teco ainda vai ter muitas conquistas com certeza", disse Gustavo Selbach.

Depois do mundial júnior, Teco permanecerá na Eslovênia onde treina até o dia 20 de julho. No dia 22, ele e o técnico da seleção brasileira permanente, Alain Jourdant, viajam para a República Checa, onde se juntam a Selbach, João Vitor Machado e Filipi Santin para a disputa do Mundial Sênior de Slalom.

continua após a publicidade