Os brasileiros Ricardo Martins Taques e Ivan Vendemiatti estão em Solkan, na Eslovênia, onde disputam o Campeonato Mundial de Júnior de Slalom. Os dois atletas conseguiram a vaga na seletiva disputada no mês de junho, no Canal de Águas Bravas, em Foz do Iguaçu.
O paranaense Ricardo, conhecido como Teco, que descobriu a canoagem na escolinha de slalom de Tibagi, trabalho social para crianças da cidade, tem apenas 15 anos e é uma das promessas para o slalom brasileiro.
"Ele tem um excelente tempo para a idade dele. Em uma das etapas da Copa do Brasil este ano, o Teco ficou na frente de Selbach, uma grande marca para um atleta jovem", explicou Fábio Persuhn, supervisor da canoagem slalom na Confederação Brasileira da Canoagem (CBCa).
Os bons tempos que o canoísta tem conseguido nas competições nacionais têm arrancado elogios até mesmo de atletas consagrados como Gustavo Selbach, um dos canoístas mais premiados do Brasil.
"O Teco está indo muito bem. Ele é um jovem canoísta de muito talento. É bom você ver essa nova geração ganhando força, porque quem ganha é o Brasil. O Teco ainda vai ter muitas conquistas com certeza", disse Gustavo Selbach.
Depois do mundial júnior, Teco permanecerá na Eslovênia onde treina até o dia 20 de julho. No dia 22, ele e o técnico da seleção brasileira permanente, Alain Jourdant, viajam para a República Checa, onde se juntam a Selbach, João Vitor Machado e Filipi Santin para a disputa do Mundial Sênior de Slalom.