Duas duplas brasileiras conquistaram nesta quarta-feira o direito de disputarem a etapa holandesa do Circuito Mundial de vôlei de praia. Na cidade de The Hague, Moisés e Ferramenta e Luana e Lili venceram seus jogos pelo classificatório e agora brigarão entre os melhores. Outras seis duplas do País já estavam garantidas na chave principal.
Na quarta etapa juntos, Moisés e Ferramenta avançaram pela primeira vez além do qualifying. Os brasileiros conquistaram a vaga em um jogo duro contra os norte-americanos Jennings e Wong, com vitória por 2 sets a 1 (21/14, 14/21 e 15/13). Antes, eles já haviam vencido os búlgaros Haydarov e Vodenicharov por 2 a 0 (21/4 e 21/12) e os turcos Selçuk e Volkan por 2 a 1 (21/17, 19/21 e 15/8).
Feliz, Ferramenta comemorou bastante a vaga na chave principal. “Estamos realizando um sonho com essa classificação”, disse o brasileiro. “Estou muito feliz com nossas vitórias hoje (quarta) porque estamos jogando esta etapa por nossos próprios méritos. O Moisés machucou as costas na semana passada e fez tratamento intensivo para se recuperar a tempo”, acrescentou o atleta.
No feminino, Luana e Lili tiveram que disputar apenas dois jogos pelo classificatório. Primeiro, as capixabas venceram as ucranianas Smetaniuk e Baburina por 2 sets a 1 (21/13, 21/23 e 15/8). Depois, tiveram que superar a torcida local para derrotar as holandesas Wiltens e De Vries por 2 a 0 (24/22 e 21/14).
Luana e Lili se juntam a outras quatro duplas brasileiras no feminino: Juliana e Larissa, Talita e Maria Elisa, Maria Clara e Carolina e Taiana e Vivian. Já no masculino, Moisés e Ferramenta terão a companhia dos compatriotas Pedro Solberg e Harley e Benjamin e Bruno Schmidt na chave principal.
A etapa holandesa é a última do Circuito Mundial feminino em 2010. As duplas masculinas ainda seguirão depois para a China e terminam a competição na Tailândia.