Os amantes do automobilismo terão um domingo especial em Curitiba. Pela primeira vez, duas das cinco maiores categorias de turismo do mundo estarão juntas num mesmo circuito. Além da quinta etapa do Campeonato Brasileiro de Stock Car V8 e da Stock Car V8 Ligth, os argentinos que disputam a TC2000 prometem proporcionar um verdadeiro espetáculo, durante a sétima etapa da categoria, no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais, na região metropolitana da capital paranaense.
Emoção não vai faltar ao público curitibano, que terá o privilégio de poder acompanhar a performance de grandes pilotos dos dois países, alguns com passagem pela Fórmula 1 e outras categorias importantes de monopostos do automobilismo mundial.
Para os organizadores da Stock Car V8, a capital paranaense, este ano, virou um verdadeiro laboratório, tanto dentro quanto fora da pista.
Some-se ao fim de semana, ainda mais emoção. Afinal, será amanhã que a Stock vai utilizar, em prova, uma inovação. Trata-se de um apêndice instalado sobre o teto dos carros, que visa aumentar o arrasto aerodinâmico, aumentando o vácuo, abrindo maior possibilidades de ultrapassagem.
No campo administrativo, organizadores brasileiros e argentinos encontraram numa parceria uma forma para trocar experiências técnicas, além de divulgar as categorias no exterior.
O presidente da TC2000, Pablo Peón, destaca a importância do intercâmbio entre as duas categorias e elogiou a organização da Stock Car. ?TC2000 e Stock Car são categorias com características diferentes e que se completam, mas têm diferenças de filosofia entre as equipes e vários outros pontos. Temos esta ótima oportunidade de trocar experiências e também de consolidar as marcas Stock Car e TC2000?, ressaltou.
Apesar de os organizadores das categorias enfatizarem que a intenção do intercâmbio ter a única finalidade de trocar experiências e divulgação, há quem fique empolgado com a possibilidade de unir ambas as categorias num único campeonato, o que seria o maior do automobilismo sul-americano.
Para o piloto Christian Fittipaldi, a fusão dos campeonatos traria uma valorização técnica e comercial muito grande. Para ele, a união da TC2000 e da Stock Car, teria um salto de qualidade pela exposição internacional do campeonato e, conseqüentemente, a angariação de novos patrocinadores.
Grandes emoções em Curitiba
Nos últimos anos, os 3.695m da pista do Autódromo Internacional de Curitiba têm sido um grande teste para os pilotos e um verdadeiro palco de emoções para o público amante do automobilismo.
Na última prova do Brasileiro de Stock Car V8, disputada em Curitiba, houve público recorde na segunda etapa, com mais de 36 mil espectadores (o segundo maior público da história da categoria) para ver a vitória de Cacá Bueno.
Após um pega inesquecível com o atual campeão da Stock Car V8, Giuliano Losacco, o piloto carioca terminou a prova vencendo pela segunda vez no campeonato.
Para esta etapa, apesar da previsão de chuva, Cacá espera repetir o resultado. ?Estamos com o carro acertado e, mesmo com chuva no momento da corrida, tenho certeza que temos condição de conseguir mais uma vitória aqui?, ressaltou o atual líder do campeonato.
Outro piloto que tem obtido bons resultados em Curitiba é o atual campeão, Giuliano Losaco. ?Sempre me dou muito bem correndo aqui. É um circuito onde o talento do piloto e o acerto do carro contam muito?, comenta o paulista que tem um quarto lugar como seu pior resultado no grid, na capital paranaense.
Contudo, Losaco não teve sorte na última etapa disputada em Curitiba. Após protagonizar um dos mais sensacionais pegas dos últimos anos na Stock, justamente com o líder do campeonato, Cacá Bueno, o piloto paulista acabou saindo da pista, depois de ter sido tocado pelo carioca na curva do pinheirinho, Losaco acabou não terminando a prova. (NA)
Cacá Bueno comemora aniversário com pole
Cacá Bueno ganhou o seu primeiro presente de aniversário ontem à tarde, no Autódromo Internacional de Curitiba. O piloto da Petrobras-Action Power, que completa 29 anos hoje, fez a volta mais rápida no treino classificatório, em 1m30s294, com média de 147,318 km/h, 0s167 à frente de Nonô Figueiredo, da RS Competições. O terceiro colocado foi o ex-piloto de Fórmula 1 Luciano Burti (Eurofarma-RS). A quinta etapa da temporada, que pode ser disputada com chuva, a exemplo do treino da tarde de ontem, tem largada prevista para as 13h de hoje (com SporTV).
?Hoje (ontem) cantamos parabéns! Agora vamos ver se amanhã (hoje) cortamos o bolo, pois é quando os pontos estarão em jogo. Sabia que meu carro estava bom e queria que chovesse ou ficasse seco. Da forma como foi o treino (30 minutos com todos os pilotos juntos na pista), cada um vai largar mais ou menos onde deveria?, disse o líder do campeonato Cacá Bueno, que venceu a etapa disputada no circuito da capital paranaense, em maio deste ano.
Sexto colocado na classificação geral, Nonô conquistou a sua melhor colocação na tomada de tempos desde 2000. O piloto da RS Competições se mostrou contente por voltar à primeira fila. ?Tivemos uma condição diferente, pois há muitos anos não tínhamos uma tomada de tempos com chuva. Consegui aproveitar quando não estava chovendo muito e fiz uma volta limpa?, disse Nono, que tem duas vitórias na Stock Car V8.
Ex-piloto de Fórmula 1, Luciano Burti não conhece bem os circuitos do Brasil e leva vantagem por fazer a sua segunda corrida no circuito paranaense. Burti, que faz a sua primeira temporada com carros de Turismo, é o quarto na tabela de classificação e já subiu no pódio na abertura do campeonato, em maio, no Autódromo de Interlagos.
Campos sai na frente na Light
Júlio Campos fez a pole position da Stock Car V8 Light e larga na frente hoje, às 9h50, na 5.ª etapa da temporada. Na tarde de ontem, Campos completou os 3.695m da molhada pista do circuito misto do Autódromo Internacional de Curitiba em 1m40s534, média de 132,313 km/h. Líder do campeonato com 73 pontos, o paranaense Campos fez a primeira parte da festa em casa ao marcar a segunda pole na categoria. O segundo lugar no grid ficou com Renato Jader David (1m40s730) seguido por Christian Conde, com 1m40s952. Campos ficou mais feliz ainda com o fraco treino classificatório de seus mais diretos adversários na briga pelo título. O vice-líder Wellington Justino ficou em 18.º enquanto o terceiro colocado Luiz Felipe Gama terminou na 12.ª posição.
?Essa pole foi mais importante ainda pela colocação dos meus concorrentes diretos. Se o tempo continuar chuvoso estaremos todos muito próximos e quero evitar errar. É preferível andar dois décimos mais lento e continuar na pista a rodar?, disse Júlio.
Para Renato Jader, largar na segunda posição pode ajudar a buscar um bom resultado nesta quinta prova da sua temporada de estréia. Esta é a quarta vez consecutiva que ele está na primeira fila. ?Os outros pilotos têm brincado comigo por só largar em segundo lugar. Estou satisfeito com o resultado, pois esta é minha iniciação no Turismo. Prefiro andar com pista seca e por isso vou torcer para o tempo melhorar?, completou Jader.