Brasileiros dominam o X-Games na Filadélfia

Deu samba mais uma vezno pódio do X-Games VIII, as olimpíadas dos esportes radicais. Segunda-feira à noite, os brasileiros Rodil de Araújo, o “Ferrugem”, e Wagner Ramos fizeram a festa no “First Union Center”, o Centro de Esportes da Filadélfia, EUA. O grande vencedor do Skateboarding Park, foi o curitibano Rodil de Araújo, o “Ferrugem”, que com a vitória volta para casa com um sorriso de US$ 21 mil. Em segundo lugar, outro paranaense: Wagner Ramos, de Cascavel, que embolsou um polpudo prêmio de US$ 12 mil. A disputa foi acirrada. A diferença de apenas um ponto rendeu para Ferrugem sua terceira medalha de ouro, conquistada apenas nesta edição do X-Games.

“Eu não acredito que conquistei mais uma medalha de ouro. Estou muito feliz, não sei nem o que falar”, balbuciou o sete vezes campeão brasileiro. Cada atleta deu duas voltas com direito um descarte. A primeira volta de Wagner (Drop Dead/Hurley) assegurou uma excelente nota (92), ou seja, a liderança até os minutos finais quando Ferrugem na sua segunda volta completou um maior número de manobras, completando assim a melhor nota (93), sagrando-se o campeão. “Achei que o calor fosse me atrapalhar. Mas, a volta fluiu sem precisar fazer muita força. Só que o tempo acabou antes que eu esperava. Eu queria fazer ainda mais duas manobras. Mesmo assim, essa foi uma das melhores voltas que eu fiz até hoje”, explica Wagner, que, com mais essa conquista, comprovou sua ótima fase no cenário internacional, onde recentemente venceu o campeonato de melhor manobra do Gravity Games. A terceira e a quarta posições foram conquistadas pelos norte-americanos Eric Koston e Chris Senn, atual campeão mundial no street. Os outros brasileiros que também participaram do campeonato como convidados foram o paulista Wolnei dos Santos (10.º), os paranaenses Rodolfo Ramos, o “Gugu”, irmão de Wagner, e Carlos de Andrade, o “Piolho”, respectivamente, 15.º e 19.º colocados. Agora, os brazucas retornam para casa onde disputam nos dias 31 agosto e 01 de setembro, em Salvador, na Bahia, a 3ª etapa do Circuito Brasileiro Profissional na modalidade street style.

Vertical: Competições de melhor manobra no vertical sempre elevam o nível do skate e no caso do X- Games, isso fica mais claro ainda. Nesta edição das olimpíadas de esportes radicais, a história não foi diferente e, mais uma vez, os brasileiros mandaram bem. Sandro Dias, o Mineirinho, chegou bem perto de levar a medalha de ouro na disputa de melhor manobra, ao mandar um 540 no foot to tail, mas não conseguiu vencer o 540 heelflip de Pierre-Luc Gagnon (CAN), o campeão.

O astro do skate mundial, o brazuca Bob Burnquist também foi um dos principais destaques do evento. Ele assegurou a medalha de prata em duas modalidades do vertical a principal e na duplas, em parceria com Bucky Lasek. Na disputa de melhor manobra, Bob foi 4.º, atrás de Tony Hawk, considerado o maior skatista de todos os tempos.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo