Atletas da neve e do gelo vão abrir mão do Carnaval para representar o país em diversas competições que acontecem pelo mundo neste período e também lutar pela vaga olimpíca, a um ano dos Jogos Olimpícos de Inverno, em Turim. Os brasileiros disputarão competições importantes como os campeonatos mundiais de luge, bobsled e patinação no gelo, copa do mundo de esqui master e campeonato mundial de esqui.
De hoje a domingo acontece o Mundial de Luge em pista natural, em Ersatztermin, na Itália, com Diogo Bersuc Oliveira e Michelle Mercer, os primeiros atletas da América do Sul no esporte. Também neste período, Felipe de Souza participará do campeonato mundial de patinação no gelo nas provas de 500m e 1.000m, em Budapeste, na Hungria.
Na segunda-feira de carnaval, Ricardo Raschini, Eric Maleson, Marcio Silva, Armando, Santos, Max Santos, Carlos Aveiro, Fabiana Santos e Liliane Lacerda iniciam suas participações no campeonato mundial de bobsled, em Lake Placid, nos Estados Unidos. A equipe vai competir no trenó de quatro pessoas masculino e no de dois feminino.
"O Brasil é a terceira potência Pan-Americana no bobsled. Ficamos atrás apenas dos Estados Unidos e do Canadá", comenta Eric Maleson, atleta e presidente da Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG).
Neste fim de semana, os atletas da neve também representarão o país. O casal Luci e Stefano Arnhold participa da etapa da copa do mundo de esqui master, em Langenwang, na Áustria. Os brasileiros disputarão provas de slalom, slalom gigante e super gigante. Luci Arnhold é a atual vice-líder do ranking da competição, com 70 pontos.
Na terça-feira a equipe de esqui brasileira começa a participar do campeonato mundial, uma das principais competições da modalidade, em Bornio, na Itália.
Mizoguchi
O atleta do luge, já classificado para as Olimpíadas de Inverno de 2006, Renato Mizoguchi, ainda se recupera do acidente sofrido no último domingo durante o treinamento da pista olímpica de Turim, na Itália. O estado de saúde de Mizoguchi é estável.