Depois da prata conquistada no salto triplo por Jadel Gregório ontem, o Brasil tem outras boas chances de conseguir medalha no Mundial de Atletismo, que está sendo disputado em Osaka, no Japão. Maurren Maggi e Keila Costa, ambas no salto em distância, e Fabiana Murer, no salto com vara, disputam hoje as finais no Estádio Nagai.
A final do salto em distância está marcada para começar às 8h50 (horário de Brasília). Ontem, nas eliminatórias, Maurren conseguiu o terceiro melhor salto, ao marcar 6,95 metros. Ficou atrás apenas da russa Ludmila Kolchanova e da portuguesa Naide Gomes, que conseguiram a mesma marca: 6,96 metros.
Maurren, no entanto, está consciente de que precisa melhorar na final de hoje se quiser subir ao pódio. "Para se manter entre as três melhores acho que será preciso saltar algo em torno de 7,10 metros", afirmou a brasileira, que foi campeã dessa prova nos Jogos Pan-Americanos do Rio com 6,84 metros.
Mas Maurren não estará sozinha na briga por medalhas no salto em distância. Com uma marca de 6,61 metros nesta segunda-feira, Keila Costa também foi para a final da prova – apesar disso, suas maiores chances de pódio estão mesmo no salto triplo, que acontecerá a partir de quarta.
Outra brasileira em final hoje é Fabiana Murer, no salto com vara, que começa às 7h30 (horário de Brasília). Ela sabe que a medalha de ouro nesta prova já tem dona – a russa Yelena Isinbayeva, atual recordista mundial -, mas sonha com o pódio.
Nas eliminatórias de domingo, Fabiana Murer conseguiu fazer 4,55 metros. Mas nesta terça-feira ela tentará ultrapassar sua melhor marca pessoal, o recorde sul-americano de 4,66 metros. Ainda bem longe de Isinbayeva, que já conseguiu 5,01 metros e vai em busca de mais um recorde mundial.