Os judocas brasileiros já conhecem os adversários de estreia no World Masters e o caminho na luta pelo título do torneio, que será realizado em Tyumen, na Rússia, neste fim de semana. O combate que mais chamou a atenção envolve Sarah Menezes, na categoria até 48kg. A campeã olímpica medalhista de bronze em 2011 e 2012 no World Masters vai enfrentar a também brasileira Taciana Lima, que agora compete por Guiné-Bissau. No mesmo peso, que será disputado neste sábado, Gabriela Chibana vai encarar a mongol Urantsetseg Munkhbat.
Também no sábado, na categoria até 52kg, Eleudis Valentim luta com a espanhola Laura Gomez e Érika Miranda vai pegar a francesa Priscilla Gneto. Na categoria até 57kg, Ketleyn Quadros e Rafaela Silva vão enfrentar a japonesa Megumi Ishikawa e a sul-coreana Jan-Di Kim, respectivamente. Já Katherine Campos (até 63kg) vai lutar com a austríaca Kathrin Unterwurzacher.
No masculino, na categoria até 60kg, Felipe Kitadai estreia contra Ilgar Mushkiyev, do Azerbaijão, e Diego Santos enfrenta Amartuvshin Dashdavaa, da Mongólia. No sábado, Luiz Revite (até 66kg) enfrentará o israelense Golan Pollack e Bruno Mendonça (73kg) vai lutar contra Nugzar Tatalashvili.
“De uma maneira em geral, achei que o sorteio foi bom para os brasileiros, já que numa competição desse nível não dá para escolher quem vai enfrentar. É uma competição muito forte mas a maioria dos adversários já são conhecidos dos atletas que tiveram contatos com eles nos treinamentos de campos que participaram ou em competições”, analisou o técnico Luiz Shinohara.
No domingo, competem Maria Portela (70kg), Mayra Aguiar (78kg), Maria Suelen Altheman (+78kg), Rochele Nunes (+78kg), Victor Penalber (81kg), Tiago Camilo (90kg), Renan Nunes (100kg), Luciano Correa (100kg), Rafael Silva (+100kg), Walter Santos (+100kg) e David Moura (+100kg).
Campeão em 2012, Rafael Silva pode aproveitar a ausência do francês Teddy Riner para faturar o bicampeonato do World Masters. Na primeira rodada, o peso pesado vai encarar o vencedor da luta entre o russo Renat Saidov e o egípcio Islam El Shehaby. Já Mayra Aguiar, que também foi campeão no ano passado, lutará com o vencedor do combate entre a croata Ivana Maranic e a ucraniana Victoria Turks.
Líder do ranking, Victor Penalber também vai estrear na segunda rodada, diante do vencedor da luta entre o francês Loic Pietri e o russo Ivan Nifontov. Tiago Camilo, bronze no World Masters de 2012, vai lutar com o francês Ludovic Gobert na primeira rodada.
Conheça os adversários dos judocas brasileiros na estreia no World Masters:
Masculino
60kg
Diego Santos x Amartuvshin Dashdavaa (Mongólia)
Felipe Kitadai x Ilgar Mushkiyev (Azerbaijão)
66kg
Luiz Revite x Golan Pollack (Israel)
73kg
Bruno Mendonça x Nugzar Tatalashvili (Geórgia)
81kg
Victor Penalber x Ivan Nifontov (Rússia) ou Loic Pietri (França)
90kg
Tiago Camilo x Ludovic Gobert (França)
100kg
Luciano Correa x Ramadan Darwish (Egito)
Renan Nunes x Elkhan Mammadov (Azerbaijão)
+100kg
David Moura x Iurii Krakovetskii (Casaquistão)
Rafael Silva x Islam El Shehaby (Egito) ou Renat Saidov (Rússia)
Feminino
48kg
Gabriela Chibana x Urantsetseg Munkhnat (Mongólia)
Sarah Menezes x Taciana Lima (Guiné-Bissau)
52kg
Eleudis Valentin x Laura Gomez (Espanha)
Erika Miranda x Priscilla Gneto (França)
57kg
Ketleyn Quadros x Megumi Ishikawa (Japão)
Rafaela Silva x Jan-Di Kim (Coreia do Sul)
63kg
Katherine Campos x Kathrin Unterwurzacher (Áustria)
70kg
Maria Portela x Seongyeon Kim (Coreia do Sul)
78kg
Mayra Aguiar x Ivana Maranic (Croácia) ou Victoria Turks (Ucrânia)
+78kg
Maria Suelen Altheman x Aleksandra Babintceva (Rússia) ou Jung Eun Lee (Coreia do Sul)
Rochele Nunes x Heidy Abreu (Cuba)