O Brasil terá dois tenistas na chave principal de Wimbledon, o terceiro torneio do Grand Slam, que começa segunda-feira (23), em Londres. Thomaz Bellucci e Marcos Daniel, os dois melhores do ranking brasileiro, conheceram nesta sexta os seus adversários de estréia e entram na disputa com expectativas diferentes – as datas dos jogos, porém, ainda não foram definidas.

continua após a publicidade

Número 1 do Brasil – é o 67º do ranking mundial -, Bellucci tem boas chances de vitória em sua estréia em Wimbledon, quando enfrentará o russo Igor Kunitsyn, que está em 78º lugar na lista da ATP. Mas o problema é que o brasileiro de 20 anos terá a sua primeira experiência no principal torneio disputado em quadras de grama.

Enquanto isso, Marcos Daniel terá um adversário de estréia bem mais complicado. O vice-líder do ranking brasileiro – está em 72º lugar no mundo – jogará na primeira rodada de Wimbledon contra o suíço Stanislas Wawrinka, que tem feito uma boa temporada e ocupa atualmente a 10ª posição na lista da ATP.

Entre os favoritos ao título de Wimbledon, o suíço Roger Federer começa a caminhada pelo hexacampeonato do torneio contra o eslovaco Dominik Hrbaty. E caiu no mesmo lado da chave do sérvio Novak Djokovic, o número 3 do mundo na atualidade – assim, eles podem se cruzar nas semifinais.

continua após a publicidade

Antes de pensar num possível confronto com Federer nas semifinais, Djokovic se concentra na estréia, quando jogará contra o alemão Michael Berrer. Enquanto isso, do outro lado da chave do torneio, o espanhol Rafael Nadal enfrentará outro tenista da Alemanha na primeira rodada: Andreas Beck.

No lado feminino, tanto organizadores como torcedores estão respirando aliviados. As duas maiores estrelas do tênis atual, a sérvia Ana Ivanovic e a russa Maria Sharapova, tinham chance de se cruzar antes de uma possível final, mas o sorteio apontou as duas musas em lados diferentes da chave. Assim, Wimbledon pode ter a mais esperada decisão de título.

continua após a publicidade

Na estréia, Ivanovic joga contra a paraguaia Rosana De Los Rios, enquanto Sharapova pega a francesa Stephanie Fontz. Já a também sérvia Jelena Jankovic, que é a cabeça-de-chave número 2 em Wimbledon, enfrenta a ucraniana Olga Savchuk.