Comandada pelo mineiro Franck Caldeira, atual campeão da prova, a equipe brasileira masculina está pronta para encarar o desafio de conquistar a terceira vitória consecutiva na Corrida Internacional de São Silvestre, que será disputada na segunda-feira por ruas e avenidas de São Paulo. Com um bom grupo de elite, o Brasil vai encarar uma legião forte de estrangeiros, incluindo o queniano Robert Cheruyiot, bicampeão da prova.
Franck Caldeira faz os últimos treinos para a São Silvestre em Belo Horizonte. Tricampeão da Volta da Pampulha, bicampeão da Meia Maratona do Rio de Janeiro e medalha de ouro na maratona dos Jogos Pan-Americanos do Rio, Franck abriu mão do treino em altitude, mas está confiante.
?Estou com saúde e treinando bem. O sonho é conseguir a segunda vitória na São Silvestre?, comentou o atleta do Cruzeiro, de 24 anos.
O brasiliense Clodoaldo Gomes da Silva também está entre os favoritos. Vice-campeão da São Silvestre de 2006, ele sonha em vencer a última prova do ano. ?Meu objetivo é simples. É melhorar o desempenho em relação à edição anterior. Por isso, estou treinando bastante para tentar vencer a prova deste ano. Não será um objetivo fácil, mas vou me empenhar muito para isso?, garantiu o atleta de 31 anos, segundo colocado no ranking brasileiro de 10 mil metros e de meia maratona (21.097 metros).
O pelotão de elite contará também com Gladson da Silva Barbosa, campeão da 10K Rio, no último domingo; com Luís Paulo da Silva Antunes, vencedor da tradicional Prova Sargento Gonzaguinha, e com Paulo Roberto de Almeida Paula, vice-campeão da Volta da Pampulha e da Gonzaguinha.
Estão confirmados na prova também os corredores de rua mais bem colocados no ranking aixa/Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). O grupo é liderado pelo mineiro João Ferreira de Lima, o João da Bota, seguido pelo baiano Gilmar Pereira da Silva, vice-campeão da 10K Rio. Estão no ranking também Francisco Barbosa dos Santos, José do Nascimento Souza e José Gutembergue Ferreira.
Outros inscritos no pelotão de elite são Paulo Alves dos Santos, José Telles de Souza, Willian Salgado Gomes e Raimundo Nonato Aguiar.
Dois mil atletas correm na São Silvestrinha
Cerca de dois mil competidores entre 6 e 15 anos disputarão hoje, a partir das 9h, em São Paulo, a 14.ª edição da São Silvestrinha, que será realizada no Estádio Ícaro de Castro Mello, no Ibirapuera. No total, são vinte categorias por idade, tanto para o feminino quanto para o masculino.
As provas para crianças de 6 anos são de 50 metros, enquanto que jovens de 15 anos disputam provas de 600 metros. O que em princípio pode parecer pouco, é uma forma de a organização atrair a atenção das crianças para o atletismo.
O maior exemplo é o corredor Franck Caldeira, que no ano passado venceu a São Silvestre, mas em 1997, quando tinha 14 anos, disputou a São Silvestrinha.
Os três melhores tempos nas categorias 14 e 15 anos recebem troféus. Os demais participantes que conseguirem alcançar o tempo estabelecido para suas categorias ganharão medalha e um passaporte do Playcenter.