Depois de competir sábado no biatlo, modalidade que combina esqui cross country e tiro, nesta terça-feira Jaqueline Mourão já tem um novo desafio nos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi. É que a brasileira vai participar das eliminatórias dos sprint do esqui cross country. No masculino, Leandro Ribela compete.

continua após a publicidade

Se nas últimas duas edições de Jogos de Inverno Jaqueline competiu apenas na prova de 10km, em Sochi ela vai se arriscar no sprit, que seria o equivalente aos 100m no atletismo – mas com distância de pouco mais de 1km.

Na etapa classificatória largam 67 atletas com intervalo de 15s entre elas. As trinta mais rápida vão à próxima fase. Depois são baterias de seis atletas em quartas, semifinal e final. Jaqueline será a 63.ª a largar, às 9h15, pelo horário de Brasília.

“Essa será a minha prova mais desafiadora aqui em Sochi. Eu sou uma atleta de resistência, de longa distância, e esta é uma prova rápida. O Sprint é muito curto, então um segundo muda todo o resultado. Mas a tensão da primeira prova já passou e estou me sentindo bem”, comenta Jaqueline, que ocupa a 581.ª colocação no ranking mundial.

continua após a publicidade

No masculino, Leandro Ribela também estreia no sprint. Atleta olímpico nos 15km em Vancouver/2010, ele diz que evoluiu nesses quatro anos. Nesta terça-feira, vai ser o 82.º a largar, às 9h45, numa prova de 86 concorrentes, sendo que apenas quatro se classificaram com pior ranking que ele, o 1590.º do mundo – mas primeiro latino-americano.

“Evolui bastante na parte técnica desde Vancouver. Neste ciclo, além do trabalho físico, nós fizemos um trabalho de ciências do esporte, com o uso da cinemática, buscando a eficiência dos movimentos. Também trabalhei a parte psicológica, para estar sempre focado e render o máximo na hora da prova. Então a minha meta para Sochi é conseguir colocar tudo o que eu trabalhei em diferentes áreas na hora da prova e atingir o meu limite físico e mental”, afirma Ribela.

continua após a publicidade