Rio – A quarta edição da Copa Sul-Americana terá um dia especial hoje, quando os representantes do futebol brasileiro iniciam sua participação jogando entre si. Os confrontos serão Fluminense x Santos, Juventude x Cruzeiro, Internacional x São Paulo e Corinthians x Goiás.
Será a terceira participação brasileira na competição, criada para substituir a extinta Copa Mercosul. Na primeira edição, em 2002, a CBF, por conflitos de datas em razão da Copa do Mundo, não inscreveu participantes. Os times brasileiros que fizeram melhor campanha foram São Paulo e Internacional: ambos chegaram às semifinais em 2003 e 2004, respectivamente, mas foram eliminados pelos argentinos River Plate e Boca Juniors.
Os clubes campeões da Copa Sul-Americana são os seguintes: San Lorenzo-ARG (2002), Cienciano-PER (2003) e Boca Juniors-ARG (2004).
Duelo de líderes
No Serra Dourada, em Goiânia, Goiás e Corinthians iniciam uma batalha de três confrontos. Pela competição sul-americana, os times se enfrentam hoje e no próximo dia 31 de agosto. Já pelo Campeonato Brasileiro, o embate vale o título simbólico do primeiro turno e acontece no próximo domingo, no Pacaembu.
As equipes vão para o primeiro duelo desfalcadas. No Goiás, o técnico Geninho não poderá contar com Roni e Souza, contundidos. Com os desfalques, o treinador vai escalar Fábio e Danilo Dias no ataque. No Timão, o técnico Márcio Bittencourt deve optar por um time misto. A grande novidade é o retorno de Carlos Alberto.
Clássico no Rio
Em São Januário, o Fluminense entrará em campo com força total. O Santos, por sua vez, deve jogar com um time recheado de reservas. O técnico Alexandre Gallo resolveu deixar alguns atletas em Santos, recuperando-se das suas contusões. São eles, o lateral-direito Paulo César, os meio-campistas Fabinho e Bóvio e mais o atacante Basílio. Já o meia Ricardinho e o atacante Robinho estão servindo à seleção brasileira. Com isso, jogadores como Flávio, Élton, Luciano Henrique e Diego devem ter uma nova chance.
No Fluminense, o número de baixas é bem menor. Apenas o atacante Leandro, que está com estiramento na coxa, não poderá atuar. Em seu lugar, o técnico Abel Braga já confirmou a escalação de Beto.
Fugindo da crise
Internacional e São Paulo tentarão a volta por cima através da competição, já que atravessam um mau momento no Brasileirão. Pelo lado do São Paulo, a tendência é a utilização de uma equipe mista. Danilo e Josué, contundidos, ficarão de fora. Hernanes será a novidade na lateral, enquanto Souza será escalado no meio-campo, com Renan atuando como volante. Fabão e Alex são dúvidas. No banco de reservas, as surpresas ficam por conta de Christian e Leandro Bonfim, recentemente contratados.
O Inter irá com aquilo que tiver de melhor, mas dificilmente terá o zagueiro Vinícius e o volante Tinga, com lesões musculares. A escalação ainda não foi definida, mas Edinho possui vaga na zaga praticamente assegurada. No meio-campo, Perdigão deverá receber nova oportunidade.
Pelo título
Juventude e Cruzeiro jogam em Caxias do Sul com o título como objetivo, mas vendo a competição de formas diferentes. A oportunidade de conquistar um inédito título internacional motiva os donos da casa. O Juventude entrará em campo com sua força máxima para enfrentar a Raposa, ainda não muito convicta de sua participação neste torneio.
No Cruzeiro, o técnico Paulo César Gusmão mandará a campo uma equipe bem diferente da que vem atuando pelo torneio nacional. Além dos volantes Maldonado e Fábio Santos e o lateral-direito Maurinho, outros titulares, como o goleiro Fábio e o artilheiro Fred, poderão ser poupados pelo treinador.
Outros jogos
19h – Trujillanos-VEN x Mineros-VEN
20h – Defensor-URU x Danubio-URU
21h30 – Newell?s Old Boys-ARG x Rosario Central-ARG
22h15 – Deportivo Cali-COL x Atletico Nacional-COL