Sete dos melhores triatletas do Brasil, integrantes da Equipe Olímpica Permanente da Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri), disputam hoje a prova mais importante deste início de ano. Os três primeiros colocados no masculino e no feminino no Triathlon Internacional de La Paz, na Argentina, vão garantir vaga no Pan-Americano da República Dominicana, em julho.
Por isso, esta é uma prova vital para o futuro dos paranaenses Luiz Catta Preta e Gisele Bertucci, além dos brasileiros Virgílio de Castilho (RJ), Paulo Miyashiro (SP), Leonardo Casadio (MG), Bruno Khouri (MG) e Antônio Marcos da Silva (CE).
A largada acontece às 16h (17h de Brasília), no Porto de La Paz, cidade no norte da Província de Entre Rios, 530km ao norte de Buenos Aires. A disputa será em distância olímpica, compreendendo 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida.
Os triatletas Sandra Soldan (RJ) e Leandro Macedo (DF) são os únicos brasileiros que já têm suas presenças garantidas nos Jogos Pan-Americanos. Ambos conquistaram suas vagas ao ficarem entre os três primeiros no Pan-Americano de Triathlon Brasil Telecom, disputado em setembro, no Rio, Leandro foi o primeiro no masculino e Sandra, a 3.ª no feminino.
Virgílio de Castilho quer repetir o seu bom resultado do ano passado, quando foi o melhor brasileiro na prova e ficou com a quarta colocação. Segundo Luiz Catta Preta, a principal adversidade estará na prova de natação, que será realizada no Rio Uruguai. “Os atletas que conhecem as correntes vão acabar sendo beneficiados. A etapa de natação vai ser uma loteria para nós, brasileiros”, afirma o paranaense. Participam do Triathlon Internacional de La Paz destaques da América Latina. Serão cerca de 50 homens e 30 mulheres inscritos entre os profissionais, entre eles Oscar Galindez, argentino radicado em Santos oito vezes campeão na prova.