Brasileiros buscam vaga no Pan-Americano

Sete dos melhores triatletas do Brasil, integrantes da Equipe Olímpica Permanente da Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri), disputam hoje a prova mais importante deste início de ano. Os três primeiros colocados no masculino e no feminino no Triathlon Internacional de La Paz, na Argentina, vão garantir vaga no Pan-Americano da República Dominicana, em julho.

Por isso, esta é uma prova vital para o futuro dos paranaenses Luiz Catta Preta e Gisele Bertucci, além dos brasileiros Virgílio de Castilho (RJ), Paulo Miyashiro (SP), Leonardo Casadio (MG), Bruno Khouri (MG) e Antônio Marcos da Silva (CE).

A largada acontece às 16h (17h de Brasília), no Porto de La Paz, cidade no norte da Província de Entre Rios, 530km ao norte de Buenos Aires. A disputa será em distância olímpica, compreendendo 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida.

Os triatletas Sandra Soldan (RJ) e Leandro Macedo (DF) são os únicos brasileiros que já têm suas presenças garantidas nos Jogos Pan-Americanos. Ambos conquistaram suas vagas ao ficarem entre os três primeiros no Pan-Americano de Triathlon Brasil Telecom, disputado em setembro, no Rio, Leandro foi o primeiro no masculino e Sandra, a 3.ª no feminino.

Virgílio de Castilho quer repetir o seu bom resultado do ano passado, quando foi o melhor brasileiro na prova e ficou com a quarta colocação. Segundo Luiz Catta Preta, a principal adversidade estará na prova de natação, que será realizada no Rio Uruguai. “Os atletas que conhecem as correntes vão acabar sendo beneficiados. A etapa de natação vai ser uma loteria para nós, brasileiros”, afirma o paranaense. Participam do Triathlon Internacional de La Paz destaques da América Latina. Serão cerca de 50 homens e 30 mulheres inscritos entre os profissionais, entre eles Oscar Galindez, argentino radicado em Santos oito vezes campeão na prova.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo