Já são 22 provas do Dakar no currículo. Em 2010, mais uma vez, André Azevedo irá participar da maior competição off-road do mundo, que acontecerá entre os dias 1 e 17 de janeiro, na Argentina e Chile. Depois de uma 6ª colocação na prova de 2009, o piloto usará toda sua experiência para alcançar posições mais altas na disputa.
“Vou usar toda experiência acumulada para tirar o maior beneficio possível das adversidades que estaremos encontrando, das novidades e da possível inexperiência dos adversários. Tentarei ficar entre os cinco primeiros da categoria”, contou André, que correrá pela 12ª vez na categoria caminhões.
Depois de um ano marcado pela crise mundial, o piloto explicou que não conseguiu fazer grandes mudanças em seu veículo, mas que, mesmo assim, continua achando-o competitivo. “Este ano, a crise econômica pegou os times de automobilismo. Então, no caminhão, eu não tive grandes evoluções em relação ao ano passado. Mesmo assim, ele ainda é competitivo. O nosso não é o mais rápido, mas é um bom caminhão de resistência e de fácil manutenção”, explicou o piloto, que estará a bordo de um veículo tcheco da marca Tatra.
Ao lado do navegador Maykel Justo e mecânico tcheco Mira Martinec, André irá pela segunda vez competir na América do Sul. Segundo ele, as surpresas desse ano não devem mudar tanto em relação ao ano passado. “As surpresas que nós devemos ter são novamente as dunas de San Rafael e o deserto do Atacama”, disse. “Entre os maiores perigos estão as altas velocidades, os buracos e pequenas montanhas, que nós devemos ficar atentos para não acontecer nada com o caminhão”, completou.