Um caso de racismo envolvendo um jogador brasileiro marcou a rodada deste domingo do Campeonato Espanhol. No dérbi da cidade de Sevilha, o zagueiro Paulão foi alvo de ofensas raciais da sua própria torcida ao ser expulso de campo, aos 42 minutos do primeiro tempo, e deixar o Betis com um a menos. No fim, a equipe acabou perdendo para o rival Sevilla por 4 a 0.
Jogando em casa, o Sevilla já ganhava por 1 a 0, com o gol de Bacca logo aos dois minutos, quando Paulão foi expulso. Enquanto ele saia de campo chorando, alguns torcedores do Betis imitavam gestos de macaco. Aos 31 anos, o zagueiro brasileiro está no Betis desde 2011, depois de passagens pelo futebol francês e português – no Brasil, ele jogou na equipe do Gama.
Depois da expulsão de Paulão, o Sevilla chegou à goleada. M’Bia ampliou ainda no primeiro tempo, enquanto Vitolo e Iborra marcaram os gols na segunda etapa. Com a vitória no dérbi, a equipe chegou aos 19 pontos, na oitava colocação do campeonato – o líder é o Barcelona, com 40. E deixou o rival Betis na lanterna, com apenas nove pontos em 14 rodadas.
Também neste domingo, o Elche ganhou em casa do Valencia por 2 a 1, com gols de Fidel e Christian Herrera – Bernat descontou -, o que deixou ambos com os mesmos 17 pontos. E em outro jogo do dia, o Espanyol visitou o penúltimo colocado Rayo Vallecano e conseguiu golear por 4 a 1. Sergio Garcia marcou três vezes e Stuani fez o outro, enquanto Niguez diminuiu.