Depois de dois anos de sucesso no comando do Bordeaux, o técnico brasileiro Ricardo Gomes resolveu mudar de ares na França. Nesta quinta, o ex-jogador acertou um contrato de duas temporadas com o Monaco que fez uma campanha regular no Campeonato Francês, encerrado há dez dias – ficou em 9.º lugar, com 51 pontos.
Ex-zagueiro da seleção brasileira, Ricardo Gomes teve destaque no futebol francês quando era jogador. Entre 1996 e 1998, participou ao lado do meia Raí da melhor fase da história do Paris Saint-Germain – foi campeão nacional no seu último ano de contrato.
Antes de dirigir o Bordeaux, onde conquistou o título da Copa da França desta temporada ao derrotar o Lyon na decisão, Ricardo Gomes teve uma passagem infeliz pela seleção brasileira pré-olímpica. Em 2004, na luta por uma vaga nas Olimpíadas de Atenas, o Brasil perdeu o jogo decisivo para o Paraguai e ficou de fora da briga por uma inédita medalha de ouro olímpica.
Com a saída de Ricardo Gomes, a imprensa francesa já cogita o nome do próximo técnico do Bordeaux, que disputará a Copa da Uefa na próxima temporada. O possível substituto é o ex-zagueiro Laurent Blanc, capitão da equipe campeão mundial em 1998.