O piloto espanhol Carlos Sainz, que liderava a classificação geral de carros do Rally Dakar, abandonou a prova após sofrer um acidente no quilômetro 79 da 12.ª etapa, realizada ontem entre as cidades argentinas de Fiambala e La Rioja. O Volkswagen Touareg de Sainz e do navegador francês Michel Perin caiu de um barranco de quatro metros, segundo informou à Agência Efe Juanjo Lacalle, representante do espanhol.
Perin sofreu uma lesão na omoplata e teve que ser levado de helicóptero a um hospital.
O acidente teria ocorrido pela má indicação no livro de rota entregue pela organização. O lugar foi sinalizado para evitar novos acidentes.
Sainz havia vencido seis etapas do Dakar e liderava com uma vantagem de 27min31s sobre o segundo colocado.
Carros
O piloto sul-africano Giniel de Villiers venceu a etapa. Ele e o navegador alemão Dirk von Zitzewitz completaram o percurso cronometrado de 253 quilômetros em 4h06min43s.
Com a vitória de hoje e o abandono do espanhol Carlos Sainz, o sul-africano assumiu a liderança geral da competição.
O americano Mark Miller, com um Volkswagen, terminou em segundo lugar na etapa realizada ontem, seguido pelo compatriota Robby Gordon.
A 13.ª etapa está programada para esta sexta-feira e será realizada entre as cidades argentinas de La Rioja e Córdoba.
Motos
O brasileiro José Hélio Rodrigues Filho terminou em 17.º lugar entre as motos na 12.ª etapa.
O piloto completou o percurso cronometrado de 253 quilômetros em 4h39min26s, a 41min49s do francês Cyril Despres, vencedor da etapa e atual campeão da competição, que vem em recuperação após ter ficado na nona colocação na classificação geral e agora é vice-líder.
A segunda posição ficou com o espanhol Marc Coma, que manteve a liderança geral entre as motos. Na classificação geral, José Hélio
é o 12.º, a 4h45min24s de Coma.
Caminhões
O trio formado pelos russos Vladmir Chagin, Sergey Savostin e Eduard Nikolaev venceu a etapa entre os caminhões.
Os russos completaram o percurso em 4h39min49s, seguidos pelos compatriotas Firdaus Kabirov, Aydar Belyaev e Andrey Mokeev.
Quadriciclos
Vencedor da 10.ª etapa na categoria quadriciclos, o argentino Marcos Patronelli voltou a vencer, nesta quinta-feira. Após cancelamento do estágio de ontem, ele conquistou a 12.ª especial em 4h42min58s.
Desse modo, ele permanece na segunda colocação da classificação geral, 1h54min38s atrás do tcheco Josef Machacek, que nesta quinta-feira chegou na segunda posição da especial. Na terceira posição, ficou o francês Hubert Deltrieu.