O paulista Thiago Braz, 18, tornou-se hoje campeão do salto com vara no Mundial de Juvenis, disputado em Barcelona.
Foi a segunda medalha de ouro obtida pelo Brasil em Mundiais desta categoria. A primeira foi conquistada em 1994.
Braz, que treina ao lado da campeã mundial da prova, Fabiana Murer, obteve a marca de 5,55 m, novo recorde brasileiro juvenil. A nova marca é bem superior aos 5,35 m, que também pertencia a ele. Já com o ouro garantido, o brasileiro ainda tentou saltar em 5,65 m, mas falhou em suas três tentativas.
A prata ficou com o croata Ivan Horvat, e o canadense Shawnacy Barber foi bronze. Os três medalhistas saltaram a mesma altura, mas o brasileiro obteve a marca em sua primeira tentativa.
Durante a prova, Braz recebeu orientações de Elson Miranda, técnico e marido de Murer, e do ucraniano Vitali Petrov, que treinou os recordistas mundiais Sergei Bubka e Ielena Isibaieva.
Braz é uma das apostas do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) para a Olimpíada do Rio, em 2016. Ele foi um dos 16 jovens atletas escolhidos para integrar o projeto “Vivência Olímpica” -eles irão a Londres com a delegação brasileira para adquirir experiência para os Jogos no Brasil.
O ouro de Braz foi a segunda medalha conquistada pelo Brasil neste Mundial de Juvenis. Ontem, a velocista catarinense Tamiris de Liz, 16, ganhou o bronze nos 100 m.