Os melhores pilotos do Brasil invadem hoje a Marina Jet Side, em Curitiba, para a disputa da primeira etapa do 15.º Campeonato Brasileiro de Jet Ski 2003, que tem o patrocínio da Toyota. As disputas serão realizadas na Marina Jet Side, no bairro de Uberaba, em Curitiba. Além do título nacional, os pilotos também estarão lutando por vagas para o Campeonato Mundial de 2003, marcado para outubro, em Lake Havasu, no Arizona (EUA).
O Brasil tem ocupado um lugar de destaque no cenário internacional da modalidade. De 99 a 2001, o país ficou em segundo lugar no Ranking das Nações, no Campeonato Mundial, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, principal potência da modalidade. O Campeonato Brasileiro tem um alto nível técnico e é a mais tradicional competição no país.
A programação de hoje prevê das 9h às 12 horas, as inscrições dos participantes. Das 12h às 14h, os pilotos realizam os treinos oficiais. A primeira série de baterias de todas as categorias (circuito fechado) começa às 14h30. Os pilotos inscritos no Freestyle (manobras livres) fazem a primeira série de apresentação a partir das 16h30. Amanhã (domingo), as disputas começam às 12 horas, com a segunda série de baterias do circuito fechado. Às 15 horas está marcada a segunda apresentação dos pilotos do Freestyle. Às 16h30 será realizada a premiação.
O circuito montando no lago da Marina Jet Side é de alta velocidade e os pilotos que disputam baterias de circuito fechado, terão de percorrer entre 8 e 15 voltas, dependendo da categoria. O grande público esperado para os dois dias de competição terão oportunidade de acompanhar baterias emocionantes. Os pilotos das três categorias do Freestyle (manobras livres) prometem um show de técnica e habilidade.
Um dos destaques da competição é o goiano Célio Vinícius. Ele participa da competição bastante motivado, depois de ter conquistado em outubro, o título mundial na categoria Pro-Am Sport Superstock. Vinícius já foi campeão brasileiro em sete oportunidades, participando de três categorias. O destaque fica para a Runabout 1200 Superstock, considerada a Fórmula 1 da modalidade, em que ele conquistou o título no campeonato passado.
O gaúcho Lorenzo Zaluski, de Porto Alegre, tentará conquistar o hexacampeonato na categoria Ski Superstock. É um piloto experiente e no Mundial de 2001, ele foi o destaque brasileiro, conquistando dois títulos. Ele treinou forte nos últimos dias e tem grandes chances de vencer no Paraná.
O paulistano Plínio Ranieri Filho também quer fazer uma grande campanha nesse Campeonato Brasileiro de Jet Ski. Ele se preparou intensivamente e disputará as categorias Runabout 800 Stock, Runabout 1200 Stock e Runabout 1200 Stock e é um dos principais adversários de Célio Vinícius.
No Freestyle Profissional, o catarinense Alessander Lenzi, é outra atração do campeonato. Lenzi detém a hegemonia da categoria desde 98 e agora tenta o hexacampeonato nacional. Lenzi foi campeão mundial no ano passado e terceiro colocado esse ano.
O Campeonato Brasileiro de Jet Ski tem a organização da Associação Brasileira de Jet Ski BJSA, com patrocínio da Toyota.