A raia olímpica do Parque Iguaçu, em Curitiba, receberá no próximo fim de semana a elite da canoagem. Os principais atletas do país estarão disputando o Campeonato Brasileiro Petrobras de Canoagem Velocidade.
Serão 120 canoístas de 21 clubes, representando o Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Santa Catarina e Minas Gerais, em busca de uma medalha. Os destaques brasileiros são Sebastian Cuattrim, Rogério Souza e Ariela César Pinto, todos medalha de ouro nos Jogos Sul-Americanos, realizados em Curitiba, no caiaque (K-1), canoa (C-1) e K-1 feminino, respectivamente. Porém, os brasileiros não serão as únicas estrelas na competição. Os cubanos Ibrahim Rojas e Ledi Balceiro, campeões do mundo na canoa (C-2), foram convidados e participarão do evento.
“As disputas entre o mineiro Sebástian Cuattrim, e o paulista Carlos Augusto Campos, na K-1 sênior, e entre Roberto Maehler e Juliano Crai, os dois de Cascavel (PR), na júnior, são as provas mais esperadas”, afirma o diretor técnico da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), Paul Imbriaco.
Contudo, antes de brigarem pelo título nacional, os brasileiros entrarão na raia olímpica de Curitiba, considerada uma das mais modernas do mundo, para participarem da seletiva visando o Campeonato Pan-Americano Petrobras de Canoagem Velocidade, que acontece no fim de semana seguinte (19 e 20/10), também em Curitiba.
Nessa seletiva, marcada para sexta-feira, às 14h30, estarão em jogo seis vagas na categoria júnior e oito na sênior. O Campeonato Pan-Americano Petrobras será seletivo para os Pan de Santo Domingo, que acontecem em agosto de 2002, na República Dominicana.
Os canoístas brasileiros irão lutar para garantir ao país algumas das 95 vagas que estarão em disputa. Porém, a definição dos atletas que representarão o Brasil nos Jogos sairá após uma nova seletiva no ano que vem. Assim como na vela, as vagas são asseguradas pelo o país.