O primeiro Campeonato Brasileiro de Arrancada de 402 metros terá início neste fim de semana, das 9h às 17h30, no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais.
A competição deve atrair 200 pilotos de todas as regiões do País, divididos em 14 categorias, de acordo com o regulamento elaborado pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).
Uma das novidades para os participantes e para o público é o sistema de eliminatórias que vai dar mais emoção nos pegas na reta de 402 metros. Na sexta-feira, acontecem os treinos-livres; no sábado, os pilotos largam duas vezes e no domingo os participantes fazem a terceira largada e as eliminatórias.
Para a abertura do campeonato inédito já estão confirmadas as presenças dos carros mais rápidos do País como os dragster de Alejandro Sanchez e Sidnei “Grandão” Frigo que fazem o percurso de ¼ de milha em menos de seis segundos, atingindo uma velocidade de 400 km/h.
“Os dragsters são a grande atração do evento, mas os pilotos de outras categorias também prometem um show para o público. Além disso, a presença dos dragsters júnior, com crianças acelerando a mais de 100 km/h cm toda segurança é outro destaque do evento”, diz o diretor da Força Livre Motorsport, Eduardo Pereira.
Em 2010, a competição terá seis etapas. A primeira e a quarta no Autódromo de Curitiba, a segunda e a quinta no Velopark, em Nova Santa Rita/RS e a terceira e a sexta na Spid, em Itatiba/SP.
“A arrancada tem tudo para crescer ainda mais este ano. Novas pistas estão surgindo no País, e é a modalidade que tem mais pilotos filiados na CBA”, finaliza Pereira.