Emanuel chegou a mais uma marca histórica na sua carreira ao vencer a etapa norueguesa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia e conquistar o heptacampeonato. Este é o quarto título que Emanuel conquista jogando a etapa da Noruega ao lado de Ricardo (2003, 2004 e 2005). Nos anos anteriores ele venceu ao lado de Loiola (1999) e Tande (2001 e 2002). A etapa de 2000 foi vencida por Ricardo, quando ainda jogava com Zé Marco. Atuando juntos, Ricardo e Emanuel perderam apenas uma partida nas etapas da Noruega, em 2003 para os suecos Bjorn Borg e Simon Dahl. Ainda assim, foram campeões nesse ano.

continua após a publicidade

Mas para o paranaense, as conquistas não são apenas méritos próprios e diz que tudo só está sendo possível graças à parceria formada com Ricardo em 2002. "Tenho um parceiro muito bom. Nossa química é forte e conseguimos superar os desafios", reforçou Emanuel.

Com três medalhas de ouro em seis etapas do Circuito Mundial nessa temporada, Emanuel e Ricardo estão ainda mais isolados no ranking mundial, com 3.700 pontos. Em seguida vêm Fábio Luiz e Márcio com 3.060 pontos. Na terceira posição estão alemães Brink e Dieckmann com 2.200 pontos.

Com a conquista do fim de semana, Emanuel chega também à impressionante marca de 58 medalhas de ouro em circuitos mundiais e ao 22.º título internacional ao lado de Ricardo. A dupla já disputou 47 eventos da Federação Internacional de Vôlei, conquistando 22 medalhas de ouro e 35 pódios.

continua após a publicidade

Eleito o melhor jogador da etapa, o paranaense não esconde que o mais importante é terminar o Circuito Mundial com o melhor resultado entre os brasileiros, para assegurar vaga no Pan-Americano do Rio de Janeiro. Embora, não descarte a conquista do tetracampeonato mundial.

"Nosso principal objetivo este ano é a vaga para o Pan 2007 e podemos garantir isso conquistando o título. Mas temos que estar sempre muito concentrados, porque a cada etapa vai ficando mais difícil. As duplas vão entrando com mais preparo para nos enfrentar", disse Emanuel. Ontem foi inaugurada mais uma etapa do mundial, com jogos na cidade de Marseille, torneio que foi conquistado por Ricardo e Emanuel em 2003.

continua após a publicidade