São Paulo – Brasileiro de 2005 tem tudo para ser o mais equilibrado da história. Tudo porque é impossível apostar em qual time será o campeão, até mesmo em um favorito. Os mais apaixonados com certeza apostarão no time para o qual torcem, mas analisando bem os 22 times, dá para cravar quem será o melhor após as 42 rodadas?
Observando pelos estados, em São Paulo temos dois fortes candidatos: o milionário Corinthians (que ainda está se acertando, ou seja, pode dar errado) e o campeão São Paulo (que mesmo campeão gera desconfianças). Além disso, há o Santos, atual campeão, mas em processo de desmanche. O Palmeiras está se reforçando (repatriou Juninho Paulista e contratou Bonamigo), mas nem seus torcedores acreditam. O São Caetano continua com um bom time e a Ponte Preta tem um time inconstante.
Em Minas Gerais, o Cruzeiro foi forte no estadual, mas é uma incógnita ainda em relação a um campeonato nacional longo. O Atlético-MG foi mal, mas pode surpreender. A mesma observação da Raposa vale para o Internacional, no Rio Grande do Sul. E o Juventude, o mesmo do Galo. No Paraná, contrastes: o Atlético deve brigar pelo título, o Coritiba é dúvida e o Paraná sonha em fugir do rebaixamento.
No Rio de Janeiro, o Fluminense é quem deve se destacar, pois chegou às finais do campeonato estadual. Mas isso não é garantia de força, já que o time esteve ameaçado até de não chegar a isso. O Flamengo busca uma identidade, pois tem trocado muitos técnicos e jogadores. No Botafogo, a dúvida é saber se o time lutará para ser campeão ou para não cair. E o Vasco acredita que brigará pelo título. É ver para crer.
Neste ano está mantida a fórmula de pontos corridos pela terceira edição seguida, mas o campeonato será mais rápido, pois são apenas 22 times. E no ano que vem serão apenas 20, já que continuam caindo quatro e subindo apenas dois.