O atacante Afonso parece disposto a mostrar que, apesar das veementes críticas, o técnico Dunga está certo por acreditar em seu potencial. Neste domingo, ele marcou sete gols na vitória do Heerenveen sobre o Heracles por 9 a 0 pelo Campeonato Holandês.
O Heracles é 15º colocado entre os 18 participantes do Holandês e o Heerenveen, de Afonso, é o 11º. Na temporada passada, mesmo jogando pela modesta equipe, Afonso foi um dos maiores atacantes de toda a Europa ao marcar 34 gols.
Na partida de hoje, Afonso marcou aos 10 minutos, aos 17 e aos 18 minutos do primeiro tempo e aos 23, 25, 29 e 32 minutos do segundo tempo.
Foram seus primeiros gols na temporada, já que não estava atuando por desentendimentos com a diretoria, que se sentiu desrespeitada quando o atacante brasileiro exigiu que fosse negociado. De qualquer forma, seus companheiros aprovaram seu retorno, já que foi acionado seguidamente.
Ao vencer o Vitesse Arnhem por 1 a 0, o Feyenoord chegou à liderança da competição com 18 pontos, um a mais que Ajax e PSV Eindhoven.