As brasileiras Isabel Swan e Martine Grael conseguiram neste domingo garantir o bom desempenho no primeiro Mundial de Vela juntas. Competindo pela classe 470, as velejadoras terminaram a competição, disputada em Hague, na Holanda, no sétimo lugar, ganhando uma posição em relação à classificação de sábado.
No último dia de disputas em águas holandesas, Isabel e Martine encerraram a medal race na quarta colocação. Assim, somaram 101 pontos perdidos durante o Mundial. As campeãs foram as atletas da casa Lisa Westerhof e Loblke Berkhout, com 30 pontos perdidos. Jo Aleh e Olivia Powrie, da Nova Zelândia, ficaram com a prata e as italianas Giulia Conti e Giovanna Micol conquistaram o bronze.
Para Martine, filha caçula do vitorioso velejador Torben Grael, o resultado em Hague superou as expectativas da dupla. “Não estávamos preocupadas com os resultados, mas o nosso saldo aqui na Holanda foi bem positivo, melhor do que esperávamos. Estar entre as melhores nos motiva ainda mais para conquistarmos o nosso objetivo maior, que é a classificação para as Olimpíadas de 2012”, disse Martine.
Isabel também ficou satisfeita com o desempenho. “Fazer parte da elite logo no primeiro Mundial da dupla é um grande incentivo, sinal de que estamos no caminho certo. A próxima meta é ser Top 5”, afirmou a velejadora, medalhista de bronze na Olimpíada de Pequim ao lado Fernanda Oliveira, também na classe 470.