A equipe brasileira conquistou mais duas medalhas de bronze no segundo e último dia do Grand Slam de judô, em Tóquio. Sarah Menezes (até 48kg) e Érika Miranda (até 52kg) subiram ao pódio neste domingo e igualaram o feito de Leandro Guilheiro, que foi terceiro colocado na categoria até 81kg no sábado.

continua após a publicidade

Embalada por uma boa temporada, Sarah Menezes começou com duas vitórias neste domingo, mas não conseguiu disputar a semifinal, contra a atual campeã mundial Tomoko Fukumi. A brasileira ficou de fora por causa de uma lesão no menisco do joelho direito.

A desistência, porém, não desanimou a judoca, que é candidata ao prêmio de melhor atleta do ano, do Comitê Olímpico Brasileiro. “Queria muito lutar com ela, mas foi melhor poupar para não agravar a situação”, explicou Sarah Menezes. “Foi uma temporada muito boa. Senti que tenho evoluído a cada luta”.

Érika Miranda, por sua vez, obteve três vitórias seguidas e só parou na semifinal, diante da eslovena Petra Nareks. No masculino, o melhor resultado do dia foi conquistado por Walter Santos, que ficou em quinto lugar na categoria acima de 100kg.

continua após a publicidade

Com a conquista das brasileiras, o Brasil encerrou sua participação no Grand Slam na terceira colocação em número de medalhas, atrás apenas do Japão, com 29 pódios, e da Coreia do Sul, com cinco.

O desempenho brasileiro foi comemorado pelo coordenador técnico da Confederação Brasileira de Judô, Ney Wilson. “Mostramos nossa força ao longo do ano. Temos atletas de qualidade e se as Olimpíadas de Londres fossem amanhã, teríamos dez pesos classificados, seis no masculino e quatro no feminino”, destacou.

continua após a publicidade

Leandro Guilheiro, Walter Santos, Sarah Menezes e Érika Miranda conquistaram vaga para disputar o IJF Masters, na Coreia do Sul, nos dias 16 e 17 de janeiro. A competição reunirá os 16 judocas mais bem colocados do ranking mundial de cada categoria.

Além deles, asseguraram a participação no torneio Rafaela Silva (até 57kg), Leandro Cunha (até 66kg), Hugo Pessanha (até 90kg), Tiago Camilo (até 90kg), Luciano Correa (até 100kg) e Daniel Hernandes (acima de 100kg).