O Brasileirão da Série A de 2008 começa neste sábado, com a expectativa de ser um dos mais equilibrados dos últimos anos. Depois do amplo domínio do bicampeão São Paulo nas duas edições passadas, vários candidatos aparecem, dessa vez, na briga pelo título.
Como já acontece desde 2003, o Brasileirão será disputado no sistema de pontos corridos, com os 20 clubes se enfrentando em turno e returno. Assim, será campeão aquele que somar mais pontos depois de 38 rodadas. Por outro lado, os quatro últimos colocados caem para a Série B.
Diante desse cenário, alguns clubes largam com certo favoritismo na busca pelo título. O São Paulo, por exemplo, vai em busca do inédito tricampeonato. Mas terá fortes adversários nessa caminhada, como é o caso de Flamengo, Internacional, Cruzeiro e Palmeiras – todos campeões estaduais -, que montaram elencos fortes para o Brasileirão.
Arquivo |
Coxa fez a festa na Segundona, ano passado, e está de volta à elite. |
Ter um elenco grande e forte é um dos requisitos básicos para se dar bem no Brasileirão, como já ficou provado nos últimos anos. Afinal, é um campeonato longo – só termina no dia 7 de dezembro – e existe sempre o risco da saída de jogadores entre julho e agosto, quando reabre o mercado de transferências no futebol europeu.
Entre os 20 participantes do campeonato, quatro chegam agora à divisão de elite. Portuguesa, Vitória e Coritiba já estiveram no Brasileirão no passado, mas o Ipatinga-MG fará sua estréia: perto de completar 10 anos de fundação, o clube mineiro é o caçula que tentará se manter entre os grandes do futebol nacional.
Mas a principal novidade desta edição do campeonato é mesmo a ausência do Corinthians. Dono de quatro títulos nacionais e da segunda maior torcida do Brasil (atrás apenas do Flamengo), o clube paulista foi rebaixado no ano passado e disputará a Segundona em 2008.
A divisão das forças
Com o rebaixamento do Corinthians e o acesso da Portuguesa, o futebol paulista continua com quatro clubes no Brasileirão – os outros são Palmeiras, Santos e São Paulo. Mesmo número de participantes tem o Rio, com Flamengo, Botafogo, Vasco e Fluminense.
A divisão de forças por estados ainda tem três clubes mineiros (Atlético-MG, Cruzeiro e Ipatinga), dois paranaenses (Atlético-PR e Coritiba), dois gaúchos (Grêmio e Inter), dois pernambucanos (Sport e Náutico), um catarinense (Figueirense), um baiano (Vitória) e um goiano (Goiás).
Assim, com a expectativa de equilíbrio e muita emoção, a bola começa a rolar neste sábado.