Em uma prova emocionante, decicida nos centímetros finais, a norte-americana Chloe Sutton conquistou a medalha de ouro na maratona aquática, disputada na Praia de Copacabana. A prata ficou com a brasileira Poliana Okimoto e o bronze, com a canadense Tanya Hunks. No masculino, o americano Fran Crippen venceu a competição, superando o favorito Charles Peterson, dos Estados Unidos, que ficou na segunda colocação, sendo seguido pelo brasileiro Allan do Carmo, que ganhou a medalha de bronze.

continua após a publicidade

Poliana Okimoto, que contou com o apoio da torcida do país-sede e era uma das favoritas à medalha de ouro, não se mostrou decepcionada com o resultado. Chorando muito ao fim da prova, a nadadora explicou suas lágrimas: "É um choro de felicidade, agradecimento e alívio. Fico honrada em conquistar a primeira medalha para o Brasil no RIO 2007. Agora é descansar e voltar pra piscina com tudo para os 800m", disse Poliana, referindo-se à competição de natação dos dias 19 e 20, no Parque Aquático Maria Lenk.

Com suas respectivas vitórias, Chloe e Fran garantiram presença nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, já que as provas de hoje valeram como classificatórias para o evento do ano que vem.

continua após a publicidade