Brasil aposta em Sirlene Pinho
e Maria Zeferina.

São Paulo – Cerca de 15 mil pessoas vão participar da 79.ª Corrida Internacional de São Silvestre, competição de rua mais importante do atletismo latino americano e que acontece hoje à tarde, em São Paulo. A prova feminina tem largada às 15h15. A masculina começa às 17h. As duas serão transmitidas ao vivo pela Rede Globo e TV Gazeta.

A competição fecha o ano esportivo brasileiro e tem os atletas quenianos como favoritos mais uma vez. Robert Cheruiyot, que venceu a prova no ano passado, se disse pronto para ganhar mais uma vez. “Respeitamos todos os adversários, mas não podemos negar que somos favoritos”, afirmou ele, que fez questão de ressaltar o nível técnico da São Silvestre. “O clima quente e úmido dificulta muito a corrida e, por isto, tanto os meus compatriotas quanto os brasileiros podem vencer”, completou.

O principal adversário de Cheruiyot é o compatriota Martin Lel, de 24 anos, vencedor da Maratona de Nova York do Mundial de Meia Maratona. Os outros quenianos são Philip Rugut, bicampeão da Meia Maratona do Rio de Janeiro; Joseph Ngeny, terceiro colocado na Meia Maratona de Udine (ITA); Phlimon Rotich, vencedor da Maratona da Itália em 2003; Yusuf Songoka, sexto colocado no Mundial de Meia Maratona em 2003; Benson Cherono, campeão da Meia Maratona de Córdoba (Argentina) e segundo colocado na São Silveira, disputada no dia 21 último em Barueri (SP).

Entre os brasileiros, os destaques são Marilson Gomes dos Santos, medalhista no Pan de Santo Domingo, campeão da Gonzaguinha (03) e vice-campeão da São Silvestre em 2002, e Franck Caldeira (MG), campeão da Volta da Pampulha (03) e vice-campeão da Gonzaguinha 2003. O fundista Vanderlei Cordeiro de Lima, bicampeão pan-americano de maratona, afirma que não está na sua melhor forma física, mesmo assim, busca um lugar no pódio.

Trauma

Entre as mulheres, as competidoras largam ainda traumatizada pelo anúncio de doping da campeã do ano passado, a fundista Marizete Resende, flagrada após realização de exame, em agosto, quando venceu a Meia Maratona do Rio de Janeiro. Este ano ela não correria por estar contundida, mas o fato chocou as corredoras brasileiras.

A favorita à vitória é a queniana Margaret Okayo. Bicampeã de Nova York (2001 e 2003) e campeã em Boston no ano passado, ela já garantiu a presença nos Jogos Olímpicos de Atenas.

Entre as brasileiras, os principais destaques são Maria Zeferina Baldaia (MG), vencedora da São Silvestre em 2001, e Sirlene Pinho (BA), que este ano ganhou Gonzaguinha 2003 e foi vice-campeã na Volta da Pampulha.

Marizete pega no antidoping

Araraquara – Na véspera da 79.ª edição da São Silvestre a prova pedestre mais tradicional do País, um caso de doping mobiliza o mundo do atletismo nacional. Marizete Rezende, campeã feminina da edição do ano passado, foi pega no exame antidoping após a vitória na meia maratona do Rio, disputada em agosto. O resultado da contra-prova não foi divulgado, o que não confirma o doping oficialmente.

A revelação foi feita na manhã de ontem pelo jornal da Rede Globo “Bom Dia Brasil”. Segundo as informações, foram detectados nos exames vestígios de uma substância proibida de nome eritropoetina, mais conhecida como EPO. Esta droga tem o poder de controlar a pressão arterial e aumentar o nível de potássio no organismo, aumentando a oxigenação e a resistência física.

Percurso e horários mantidos

A Corrida Internacional de São Silvestre mantém os mesmos horários e percurso do ano passado, com 15 quilômetros de extensão. A largada feminina começa a partir das 15h15, em frente ao MASP, na avenida Paulista. Já o masculino larga às 17h, no mesmo local. Após a saída, os participantes seguem em direção à rua da Consolação. Descendo para o centro, passam pela Praça Roosevelt, avenida Ipiranga, avenida São João, elevado Costa e Silva, rua Marta, alameda Olga, rua Margarida, avenida Pacaembu, rua Luzitânia, avenida Rudge, avenida Rio Branco, largo do Paiçandu, rua Conselheiro Crispiniano, viaduto do Chá, largo São Francisco, avenida Brigadeiro Luiz Antônio e avenida Paulista. A chegada das provas será em frente ao prédio da Fundação Cásper Líbero, à avenida Paulista, 900.

continua após a publicidade

continua após a publicidade