continua após a publicidade

CBF News
Ausente na primeira convocação, Kaká é o grande destaque da seleção para a partida de hoje.

Londres (AE) – O futebol inglês é o mais rico do mundo, mas seus milionários clubes e o badalado ?English Team? não têm obtido grandes resultados dentro de campo faz tempo. Fracassos na Liga dos Campeões e na Copa do Mundo já viraram rotina na terra da rainha, mas os ingleses terão a oportunidade de acompanhar, talvez, o maior duelo do futebol mundial.

No imponente Emirates Stadium, de 390 milhões de libras, Brasil e Argentina, donos de sete títulos mundiais, entram em campo às 16h (12h de Brasília), para mais de 60 mil torcedores.

É verdade que pouco se noticiou durante a semana sobre o confronto entre as duas maiores forças do futebol sul-americano, que pela quarta vez na história de 89 duelos se enfrentam na Europa. Falou-se mais da contratação de Tevez e Mascherano pelo modesto West Ham ou do empréstimo de Julio Baptista ao Arsenal, vindo do Real Madrid.

continua após a publicidade

Todos os ingressos foram vendidos mais pela fidelidade dos torcedores do Arsenal, que deverão ser 40 mil no pomposo estádio, ainda emocionados com a faraônica obra que seu clube herdou com a parceria feita com a maior empresa aérea do mundo. Só para colocar seu nome na frente do estádio, a Emirates Airlines pagou 15 milhões de libras ao Arsenal.

Muitos ingleses passaram a semana desfilando pelas ruas de Londres com a camisa do ?English Team?, que no sábado enfrentou Andorra pela fase classificatória da Eurocopa 2008, em Manchester. O mau desempenho na Copa da Alemanha também contribuiu para a falta de interesse dos londrinos pelo jogo. Quase ninguém foi ao aeroporto de Heathrow e apenas alguns caça-autógrafos ou curiosos foram recepcionar os jogadores brasileiros no luxuoso Hilton Hotel.

continua após a publicidade

Pior ainda com os argentinos, que só não passaram despercebidos no Marriot Hotel por causa da negociação dos dois ex-corintianos com o pequeno West Ham.

Mas uma coisa é certa. Os pubs estarão lotados, todos ligados no canal da BBC, que vai transmitir o jogo ao vivo. Com direito a muita cerveja. O vencedor pouco vai importar.

Kaká é a novidade no treino da seleção em Londres

Londres (AE) – Kaká foi a maior novidade no treino da seleção brasileira ontem, no reconhecimento de campo do Emirates Stadium, em Londres. O meia-atacante do Milan, que não havia sido convocado por Dunga – junto com Ronaldinho Gaúcho – para o amistoso contra a Noruega, voltou a vestir a camisa da seleção. ?Mas deixo claro que as estrelas não têm lugar assegurado no time titular. Eles precisam mostrar serviço para brigar por um lugar no time?, avisou o treinador sobre a escalação para o amistoso de hoje contra a Argentina.

Com Ronaldinho Gaúcho ainda fora por causa da lesão na região lombar, o treino – que terminou sem gols – destacou-se pela forte marcação. ?Vamos enfrentar uma equipe mais forte (comparando com a Noruega), mas esperamos estar melhor em relação à primeira partida?, disse o auxiliar técnico Jorginho.

Aliás, Dunga está preocupado com a marcação no meio campo, pois começou o treino com três volantes: Edmilson, Gilberto Silva e Elano, e com um só armador, Daniel Carvalho, que após 15 minutos foi substituído por Kaká. Esta formação acabou fazendo o treinamento um tanto truncado, e a dupla Fred e Robinho não criou quase nenhuma jogada efetiva no ataque, pois ambos sofreram com a forte marcação no meio campo e a boa atuação da dupla de zaga formada por Luisão e Alex.

Ronaldinho fora

Ainda com dores lombares, o meia-atacante Ronaldinho Gaúcho não participou do treino de ontem da seleção brasileira, o reconhecimento de campo do Emirates Stadium, em Londres. Por causa da lesão, ele poderá ficar de fora do amistoso com a Argentina. Mas permanecerá com o grupo, podendo ser aproveitado na partida contra o País de Gales.

A rivalidade refletida em campo

Londres (AE) – A torcida do Corinthians idolatrou o argentino Tevez por um ano e meio. O Barcelona tornou-se o melhor time da Europa ao reunir em suas fileiras o astro Ronaldinho Gaúcho e a promessa argentina Messi. Mas a globalização cada vez maior do futebol só não consegue combater um fato: a eterna rivalidade entre Brasil e Argentina, que entra em campo mais uma vez.

?Dentro de campo ela é cada vez maior, ainda mais com jogadores dos dois países atuando em clubes importantes da Europa e disputando jogos decisivos?, disse Messi. ?Mas é lógico que sou amigo de Ronaldinho e até gostaria de trocar de camisa com ele.?

Pelo lado brasileiro, Rafael Sóbis, que inicia sua participação em seleção principal, demonstrou que a disputa entre os países está longe de ter um fim. ?Para mim não poderia ser melhor. Começar logo em um jogo contra a Argentina. Espero ter a chance de entrar em campo para enfrentá-los?, disse o ex-atacante do Internacional, que assinou contrato de oito anos com o espanhol Betis.

?Muito se fala de quem é bom ou maravilhoso, mas esse é o jogo para se ver quem realmente sabe jogar.? Esta é a expectativa do técnico Dunga. Se como jogador teve momentos difíceis – como a derrota na Copa de 90 – e alegrias – como a conquista da Copa América de 1989 e 1995 – diante do rival sul-americano, como treinador o capitão do tetra exige muito esforço e dedicação de seus comandados neste duelo. ?Só por ser contra a Argentina, já é para motivar qualquer um. Estará em jogo a supremacia do futebol sul-americano?, afirmou o treinador.

Dunga aproveita o momento para cobrar da equipe. ?Pelas circunstâncias temos de ter uma atuação melhor do que a apresentada diante da Noruega?, disse o treinador, referindo-se ao empate, por 1×1, em Oslo, no mês passado. Ao mesmo tempo, o treinador lembrou que está em início de trabalho. ?Ganhar sempre é bom, mas estamos em início de trabalho. É apenas o segundo jogo e tivemos menos tempo para treinar que a Argentina.?

Dunga convocou 11 jogadores que estiveram na Copa do mundo da Alemanha para os dois amistosos diante da Argentina e País de Gales (terça-feira). Diante dos argentinos vai escalar a zaga que enfrentou o Japão no Mundial, com Cicinho, Juan, Lúcio e Gilberto. O meio-de-campo é experiente com Edmilson, Gilberto Silva e Kaká. O ataque renovado terá Robinho e Fred, reservas na Copa.

AMISTOSO

BRASIL x ARGENTINA

Brasil

Gomes; Cicinho, Juan, Lúcio e Gilberto; Edmilson, Gilberto Silva, Kaká e Ronaldinho Gaúcho (Daniel Carvalho); Robinho e Fred.

Técnico: Dunga

Argentina

Abbondanzieri; Zabaleta, Coloccini, Milito e Clemente; Somoza, Mascherano, Bilos e Riquelme; Tevez e Messi.

Técnico: Alfio Basile

Súmula

Local: Emirates Stadium (Londres-ING)

Horário: 12h (de Brasília)

Arbitragem: não divulgada.