A seleção brasileira está de volta a uma decisão do Mundial de futsal, depois de oito anos. Em sua partida mais dura na competição, a equipe venceu a Rússia por 4 a 2, nesta quinta-feira (16), no Maracanãzinho, e aguarda Espanha ou Itália na luta pelo título, no domingo.
Depois de golear os russos por 7 a 0 na primeira fase, a equipe comandada por PC Oliveira entrou em quadra como favorita. Mas, pelas declarações antes do início da partida, os jogadores e o treinador previam um jogo mais complicado.
O Brasil abriu o placar aos 3min45s do primeiro tempo, com o fixo Schumacher. Falcão, que novamente começou no banco, entrou para fazer o segundo gol, e balançou as redes aos 7min23s.
Com dois gols de desvantagem, a Rússia passou a atacar mais, e descontou aos 17min20s, com o brasileiro naturalizado Pula. Mas 40 segundos após a saída de bola, Vinícius fez o terceiro do Brasil, dando nova folga no placar para a equipe.
Na segunda etapa, contudo, os russos se propuseram a atacar mais. Aos 5 minutos, Khamadiev diminuiu novamente, e a equipe européia começou a pressionar. As duas seleções tiveram boas chances para marcar, mas esbarraram nas defesas de Tiago e Zuev.
Desfalcado do pivô Betão, que está suspenso, o Brasil teve outros quatro problemas durante a partida. Ciço, Wilde, Marquinho e Schumacher machucaram-se no decorrer do jogo, e sobrecarregaram os companheiros, que tiveram de ficar mais tempo em quadra.
A 3 minutos do fim, já cansada, a equipe brasileira teve e ajuda da trave, após chute de curta distância de Khamadiev. Na jogada seguinte, a 17min29s da segunda etapa, Gabriel marcou o quarto gol, que voltou a dar tranqüilidade e definiu a vitória.