Recife – A seleção brasileira masculina de vôlei teve uma estréia relativamente tranqüila na fase final da Liga Mundial 2002. Diante da estridente torcida pernambucana, os brasileiros largaram com o pé direito e derrotaram a Espanha por 3 sets a 1, parciais de 25/17, 21/25, 25/18 e 25/21, em 1h38, ontem, no ginásio Geraldão. O próximo confronto brasileiro será hoje, diante da Holanda, a partir das 15h30, com transmissão ao vivo da TV Globo e da Sportv.
No início do primeiro set, a Espanha entrou forçando o saque e o Brasil encontrou um pouco de dificuldade na recepção. Mas, o time brasileiro se acertou rapidamente e, com Maurício distribuindo as jogadas com eficiência, abriu boa vantagem no marcador: 16 a 12. Os brasileiros forçaram o saque e não deram chances aos espanhóis, fechando o set em 25/17.
“Mordidos??, os espanhóis voltaram melhor no segundo set, desestruturando o passe brasileiro com saques forçados, abrindo vantagem no placar: 11/08. O Brasil ainda empatou em 13 a 13, mas os espanhóis, seguiram forçando o serviço, mantiveram a dianteira. Bernardinho trocou Giba por Dante e fez a inversão do cinco em um, colocando Ricardinho e Anderson no lugar de André e Maurício. Com as mudanças a seleção ainda reagiu mas não conseguiu virar e a Espanha fechou em 25/21, empatando o confronto.
No terceiro set porém, o Brasil voltou mais concentrado e não deixou os espanhóis descansarem. Com Giba fazendo a diferença no ataque, o time de Bernardinho dominou o placar durante toda a parcial, fechada num ace de Nalbert.
No quarto set, o Brasil repetiu a boa performance da fase anterior, e dominou os espanhóis do início ao fim. Sacando em cima do líbero Valido, os brasileiros atrasaram os ataques adversários e chegaram ao segundo tempo técnico quatro pontos à frente 16/12. Os brasileiros, com a ajuda dos erros espanhóis, administraram o placar e fecharam o set e o jogo em 25/21, no saque para fora de Saucero.
Equipes
Brasil: Maurício, André Nascimento, Giba, Nalbert, Henrique e Gustavo. Líbero: Escadinha. Entraram: Dante, Anderson, Ricardinho e Giovane. Técnico: Bernardo Rezende. Espanha: Prenafeta, Falasca, De La Fuente, Suela, Molto e Salvador; líbero: Valido. Entraram: Vega, Saucedo, Casilla, Flores e Carreno. Técnico: Francisco Hervas.
Para técnico, faltou calma
Apesar da vitória, o líbero Escadinha não ficou satisfeito com a atuação da equipe. “Vacilamos em alguns momentos e para conquistar o tri da Liga, não poderemos jogar de forma arrastada como jogamos hoje (ontem). Nos próximos jogos temos que entrar forte do começo ao fim. Sabemos que não existem partidas fáceis e não podemos deixar que surpresas aconteçam”, afirmou o jogador.
Para Nalbert, na partida contra a Holanda, a seleção precisa jogar de forma diferente. “Ficamos um pouco presos, o que é normal para uma estréia. Tenho certeza que amanhã (hoje) será diferente”, disse Nalbert.
O técnico brasileiro Bernardinho afirmou que ansiedade prejudicou um pouco o grupo. “Começamos a partida bem, dominamos o primeiro set com um saque bem forçado. Depois, a equipe ficou ansiosa e foi com sede demais para vencer. O fator emocional pesou um pouco. Amanhã será muito mais complicado. Por isso, será importante termos mais concentração e corrigirmos os erros”, ressaltou Bernardinho, que promete uma equipe mais concentrada no confronto de hoje contra a Holanda.