A seleção brasileira foi surpreendida no início da partida contra a Austrália, neste sábado, mas teve tranquilidade para virar e vencer por 3 a 1 no Mundial Sub-20, em Port Said, no Egito. Com o resultado, o Brasil foi a sete pontos, se classificou como primeiro do Grupo E e enfrentará o Uruguai nas oitavas-de-final. Se vencer, pode encarar Alemanha ou Nigéria nas quartas.

continua após a publicidade

Com a classificação assegurada, o Brasil poupou jogadores e utilizou a equipe reserva – uma das poucas exceções era o meia Paulo Henrique, um dos destaques do confronto. A Austrália precisava da vitória para sonhar com a classificação e partiu para cima no início. E logo aos 14, abriu o placar: Mooy aproveitou falha do goleiro Rafael e fez 1 a 0.

O Brasil quase empatou seis minutos depois com Douglas Costa, mas o meia tentou concluir de letra após fintar o goleiro e perdeu a chance. Mas aos 33, Ciro não desperdiçou. O atacante fez bonita jogada e concluiu com chute forte, empatando a partida.

O gol animou a seleção brasileira, que voltou melhor no segundo tempo e virou aos 17 com Douglas Costa. Após contra-ataque puxado por Maicon na direita, o meia recebeu bom passe no meio da área e finalizou com tranquilidade.

continua após a publicidade

O Brasil seguiu controlando a partida e parecia satisfeito com o placar, mas chegou ao terceiro gol em grande lance de Paulo Henrique aos 36: o jogador do Santos fintou um marcador e, de fora da área, acertou chute no ângulo.

Na outra partida do Grupo E, uma vitória emocionante por 3 a 2 garantiu a República Checa na segunda colocação da chave e também classificou a Costa Rica às oitavas, como um dos quatro melhores terceiros. A seleção checa foi aos mesmos sete pontos do Brasil, mas ficou atrás no saldo de gols.

continua após a publicidade

Com três pontos, a Costa Rica conquistou a última vaga entre os terceiros com um gol a mais de saldo do que os Estados Unidos, eliminados. A República Checa enfrenta nas oitavas a Hungria, primeira colocada do Grupo F, enquanto os costa-riquenhos encaram o Egito, líder do Grupo A.

Além de Brasil e Uruguai, as oitavas terão outros dois confrontos de grande tradição regional: Espanha x Itália e Gana x África do Sul. Confira todas as partidas das oitavas:

Brasil x Uruguai

Espanha x Itália

Paraguai x Coreia do Sul

Gana x África do Sul

Egito x Costa Rica

Hungria x República Checa

Venezuela x Emirados Árabes

Alemanha x Nigéria