Quando o assunto é Brasil x Argentina, pode esperar que faísca é o que não vai faltar em campo. E não foi diferente no clássico sul-americano desta terça-feira (2), no Mineirão, em Belo Horizonte. Na partida válida pela semifinal da Copa América, todos os ingredientes de um grande jogo estavam presentes, apagando a má impressão de toda a competição.

continua após a publicidade

O estádio, desta vez, estava lotado. O gramado estava bom. E, ao contrário de muitos jogos, teve gol. A seleção brasileira venceu por 2×0 e garantiu presença na final, que acontece neste domingo, no Maracanã. A equipe de Tite aguarda a definição do vencedor do duelo entre Peru e Chile, que jogam nesta quarta-feira.

+ Veja como foi o clássico entre Brasil e Argentina!

As duas grandes potências da América do Sul fizeram um confronto pegado desde o início. Após 12 anos sem se enfrentarem pela Copa América, o confronto pegou fogo, com muita disputa de bola, discussão e lances bonitos. No primeiro tempo, o Brasil teve mais posse de bola, mas quem finalizou mais foram os argentinos.

continua após a publicidade

A seleção brasileira teve apenas uma finalização e ela foi morrer no fundo da rede do goleiro Armani. Aos 18 minutos, o capitão Daniel Alves deu um chapéu no marcador, limpou outro argentino e tocou pra Firmino na linha de fundo. O cara do sorriso mais falado do mundo mandou no meio da área e Gabriel Jesus desencantou.

Alisson levou a melhor no confronto contra Messi. Foto: Pedro Martins/MoWA Press.

Puxada pelo extraterrestre Lionel Messi, a Argentina chegou a carimbar o poste da meta do goleiro Alisson em uma cabeçada de Agüero. Para o segundo tempo, Tite apostou em Willian no lugar de Everton Cebolinha, que esteve apagado em campo. E o clássico seguiu a todo o vapor na etapa final. Em pouco mais de dez minutos, a Argentina já tinha finalizado quatro vezes, acertando uma na trave, e o Brasil perdido uma grande oportunidade com Coutinho na cara do gol.

continua após a publicidade

Os hermanos foram crescendo conforme o tempo ia passando. Os torcedores brasileiros já não tinham mais unhas de tanto nervosismo que pairava no Mineirão. A tranquilidade só veio aos 25 minutos. Em um contra golpe bem puxado por Gabriel Jesus, na raça, o atacante deixou para Firmino só tocar para as redes.

O confronto seguiu com muita disputa e nervosismo à flor da pele no gramado. Mas, o Brasil soube se defender e levar a vaga, principalmente, para o técnico Tite, que corria riscos de demissão em caso de uma eliminação para os hermanos. Para a grande decisão, resta saber se o treinador contará com o lateral-esquerdo Filipe Luís, que desfalcou a Canarinho na semifinal, e se o zagueiro Marquinhos terá condições de jogo, já que saiu lesionado para dar lugar a Miranda.

Ficha técnica

COPA AMÉRICA
Semifinal

BRASIL 2×0 ARGENTINA

Brasil
Alisson; Daniel Alves , Thiago Silva, Marquinhos (Miranda) e Alex Sandro; Casemiro, Arthur e Phillippe Coutinho; Everton (Willian), Gabriel Jesus (Allan) e Roberto Firmino.
Técnico: Tite

Argentina
Armani; Foyth, Pezzella, Otamendi e Tagliafico (Dybala); De Paul (Lo Celso), Paredes, Acuña (Di Maria) e Messi; Lautaro e Agüero.
Técnico: Lionel Scaloni

Local: Mineirão (Belo Horizonte-MG)
Árbitro: Roddy Zambrano (Equador)
Assistentes: Christian Lescano (Equador) e Byron Romero (Equador)
VAR: Leodán González (Uruguai)
Gols: Gabriel Jesus aos 18′ do 1ºT; Firmino aos 15′ do 2ºT;
Cartões amarelos: Daniel Alves, Allan (BRA); Tagliafico, Acuña, Foyth, Lautaro, Scaloni (ARG);
Renda: R$ 18.744.445,00
Público pagante: 52.235