A seleção brasileira venceu a África do Sul por 1 a 0 no Ellis Park Stadium, que foi palco da semifinal da Copa das Confederações. O gol solitário da partida foi de Daniel Alves, de falta.
No primeiro tempo o jogo foi equilibrado. A África do Sul, surpreendentemente, criou três boas chances e o Brasil chegou com perigo também por três vezes. A melhor delas foi com Kaká, que bateu com capricho buscando o ângulo, mas a bola foi para fora.
Na segunda etapa, a partida seguiu em total equilíbrio. O Brasil foi levemente melhor devido a qualidade de seus jogadores.
Aos 12 da segunda etapa, o atacante africano bateu, a bola desviou na zaga e estava entrando no cantinho, mas Júlio César se esticou todo e salvou o Brasil. Aos 15, Robinho recebeu de Luis Fabiano e deu um voleio: a bola passou perto do gol. O Brasil pressiona nos últimos minutos para evitar a prorrogação.
Aos 42 minutos, Ramires sofreu falta perto da área. Daniel Alves, que entrou no lugar de André Santos, bateu com muita categoria e fez o gol da vitória.