Um dos confrontos mais esperados do Mundial de Futebol Feminino irá acontecer já nas quartas de final da competição. Nesta quarta-feira, os Estados Unidos perderam de 2 a 1 para a Suécia e ficaram com o segundo lugar no grupo C do torneio que está sendo realizado na Alemanha. Com isso, as norte-americanas vão encontrar o Brasil já na próxima fase e só um desses dois favoritos chegará às semifinais.
Em Wolfsburg, um grande jogo envolveu duas das escolas mais tradicionais do futebol feminino. A Suécia saiu na frente com Lisa Dahlkvist, de pênalti, aos 16 minutos. Ainda no primeiro tempo, Nilla Fischer fez o segundo. Os Estados Unidos só descontaram aos 22 da segunda etapa, com Wambach.
Nos últimos anos, Brasil e Estados Unidos se enfrentaram nos mata-matas de cinco dos seis últimas grandes competições. O encontro mais recente foi na final da última Olimpíada, com vitória norte-americana por 1 a 0. Antes, no Mundial de 2007, goleada brasileira na semifinal, por 4 a 0 – depois, o Brasil perdeu a decisão para a Alemanha.
Os outros três confrontos tiveram vitória norte-americana: na semifinal do Mundial de 1999 (2 a 0), na final da Olimpíada de 2004 (2 a 1) e nas semifinais em Atenas (1 a 0). Apenas no Mundial de 2003 o encontro não aconteceu.
O jogo entre Brasil e Estados Unidos será no dia 10, domingo, às 12h30, em Dresden. Antes, às 8h, em Augsburg, jogam Austrália e Suécia. O adversário de brasileiras ou norte-americanas sai do confronto entre Inglaterra e França (sábado, em Leverkusen). As donas da casa pegam o Japão, no sábado, em Wolfsburg.