Gotemburgo – Demorou, mas Dunga finalmente resolveu colocar Kaká, Ronaldinho Gaúcho e Robinho juntos, como titulares da seleção brasileira.
O técnico confirmou que os três astros começam jogando o amistoso de hoje, contra o Chile, às 12h (de Brasília), no Estádio Nya Ullevi, em Gotemburgo, na Suécia – a TV Globo transmite ao vivo.
Nos sete jogos da seleção sob o comando de Dunga, o trio só atuou junto nos 45 minutos finais da vitória por 2 a 1 sobre o Equador, em outubro, num amistoso disputado em Estocolmo, também na Suécia.
?Minha intenção era ter usado essa formação no amistoso de fevereiro contra Portugal (derrota brasileira por 2 a 0, em Londres), mas não foi possível porque o Ronaldinho se machucou e precisou ser desconvocado?, explicou Dunga, ontem, depois de realizar o único treino da seleção para o amistoso contra os chilenos.
Outra postura
Nos jogos em que teve os três talentos à disposição, Dunga sempre deixou um deles no banco. Ele argumentava que para encaixá-los na equipe era preciso muito treinamento, porque Robinho, Kaká e Ronaldinho Gaúcho jogam muito adiantados em seus clubes.
Mas na entrevista coletiva que deu depois do treino de ontem, Dunga mostrou outra postura. ?Vamos ter poucas oportunidades de jogar até a Copa América (que será entre junho e julho, na Venezuela), por isso quis aproveitar para testar essa formação agora?, justificou.
Para colocar o trio em campo, Dunga abriu mão de um volante e recuou Elano para jogar ao lado de Gilberto Silva – exatamente como havia feito no segundo tempo da partida contra o Equador, quando Ronaldinho Gaúcho entrou no lugar de Dudu Cearense.
Astros terão que fechar espaços no meio-campo
No treino coletivo de meia hora que comandou ontem, Dunga se preocupou muito em orientar Kaká, Ronaldinho Gaúcho e Robinho para ajudar a fechar os espaços. ?Vamos precisar muito da participação desses três jogadores para recompor rapidamente o meio-de-campo?, pediu o treinador.
Mas, quando o time do Brasil atacar, Robinho ficará pela direita, Fred será a referência na área e Ronaldinho Gaúcho jogará pela esquerda, como faz no Barcelona.
Outro ponto que mereceu muita atenção do treinador foi acertar o posicionamento do time nas bolas paradas, tanto no ataque quanto na defesa.
Invasão
Havia aproximadamente três mil pessoas no Estádio Nya Ullevi durante o treinamento do Brasil. Um torcedor mais empolgado pulou a grade e invadiu o campo para chegar perto dos jogadores.
A seleção brasileira já enfrentou o Chile 60 vezes, desde o Sul-Americano de 1916. E o Brasil tem ampla superioridade: são 41 vitórias, 12 empates e apenas sete derrotas, com 130 gols a favor e 51 contra.Depois do amistoso contra o Chile, o Brasil segue para Estocolmo, também na Suécia, onde irá enfrentar Gana, na terça-feira.
Nova polêmica da Copa América
Barcelona – A polêmica relação de Ronaldinho Gaúcho com Dunga na seleção brasileira ganhou um novo capítulo ontem: o jornal catalão El Mundo Deportivo publicou que o jogador vai pedir ao técnico para ficar de fora da Copa América, que será disputada de 26 de junho a 15 de julho na Venezuela.
Ele teria dito ao jornal, que acompanha de perto o dia-a-dia do Barcelona, que precisa de férias, depois de defender a seleção no meio do ano em 2005, na conquista da Copa das Confederações, e no ano passado, no fiasco da Copa do Mundo. O jornal publica ainda que a resposta de Dunga deve ser negativa, uma vez que pensa em jogar com força máxima o torneio sul-americano.
O técnico sabe que seu trabalho será julgado na Copa América – o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, disse que só depois do torneio vai confirmar se Dunga será também o treinador da seleção sub-23, que disputará a Olimpíada de Pequim, em agosto de 2008. Ronaldo, por exemplo, que ainda não foi chamado pelo técnico Dunga, já se ofereceu para jogar na Venezuela.