Brasil vai de Kaká, Robinho e Ronaldinho

Gotemburgo – Demorou, mas Dunga finalmente resolveu colocar Kaká, Ronaldinho Gaúcho e Robinho juntos, como titulares da seleção brasileira.

O técnico confirmou que os três astros começam jogando o amistoso de hoje, contra o Chile, às 12h (de Brasília), no Estádio Nya Ullevi, em Gotemburgo, na Suécia – a TV Globo transmite ao vivo.

Nos sete jogos da seleção sob o comando de Dunga, o trio só atuou junto nos 45 minutos finais da vitória por 2 a 1 sobre o Equador, em outubro, num amistoso disputado em Estocolmo, também na Suécia.

?Minha intenção era ter usado essa formação no amistoso de fevereiro contra Portugal (derrota brasileira por 2 a 0, em Londres), mas não foi possível porque o Ronaldinho se machucou e precisou ser desconvocado?, explicou Dunga, ontem, depois de realizar o único treino da seleção para o amistoso contra os chilenos.

Outra postura

Nos jogos em que teve os três talentos à disposição, Dunga sempre deixou um deles no banco. Ele argumentava que para encaixá-los na equipe era preciso muito treinamento, porque Robinho, Kaká e Ronaldinho Gaúcho jogam muito adiantados em seus clubes.

Mas na entrevista coletiva que deu depois do treino de ontem, Dunga mostrou outra postura. ?Vamos ter poucas oportunidades de jogar até a Copa América (que será entre junho e julho, na Venezuela), por isso quis aproveitar para testar essa formação agora?, justificou.

Para colocar o trio em campo, Dunga abriu mão de um volante e recuou Elano para jogar ao lado de Gilberto Silva – exatamente como havia feito no segundo tempo da partida contra o Equador, quando Ronaldinho Gaúcho entrou no lugar de Dudu Cearense.

Astros terão que fechar espaços no meio-campo

No treino coletivo de meia hora que comandou ontem, Dunga se preocupou muito em orientar Kaká, Ronaldinho Gaúcho e Robinho para ajudar a fechar os espaços. ?Vamos precisar muito da participação desses três jogadores para recompor rapidamente o meio-de-campo?, pediu o treinador.

Mas, quando o time do Brasil atacar, Robinho ficará pela direita, Fred será a referência na área e Ronaldinho Gaúcho jogará pela esquerda, como faz no Barcelona.

Outro ponto que mereceu muita atenção do treinador foi acertar o posicionamento do time nas bolas paradas, tanto no ataque quanto na defesa.

Invasão

Havia aproximadamente três mil pessoas no Estádio Nya Ullevi durante o treinamento do Brasil. Um torcedor mais empolgado pulou a grade e invadiu o campo para chegar perto dos jogadores.

A seleção brasileira já enfrentou o Chile 60 vezes, desde o Sul-Americano de 1916. E o Brasil tem ampla superioridade: são 41 vitórias, 12 empates e apenas sete derrotas, com 130 gols a favor e 51 contra.Depois do amistoso contra o Chile, o Brasil segue para Estocolmo, também na Suécia, onde irá enfrentar Gana, na terça-feira.

Nova polêmica da Copa América

Barcelona – A polêmica relação de Ronaldinho Gaúcho com Dunga na seleção brasileira ganhou um novo capítulo ontem: o jornal catalão El Mundo Deportivo publicou que o jogador vai pedir ao técnico para ficar de fora da Copa América, que será disputada de 26 de junho a 15 de julho na Venezuela.

Ele teria dito ao jornal, que acompanha de perto o dia-a-dia do Barcelona, que precisa de férias, depois de defender a seleção no meio do ano em 2005, na conquista da Copa das Confederações, e no ano passado, no fiasco da Copa do Mundo. O jornal publica ainda que a resposta de Dunga deve ser negativa, uma vez que pensa em jogar com força máxima o torneio sul-americano.

O técnico sabe que seu trabalho será julgado na Copa América – o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, disse que só depois do torneio vai confirmar se Dunga será também o treinador da seleção sub-23, que disputará a Olimpíada de Pequim, em agosto de 2008. Ronaldo, por exemplo, que ainda não foi chamado pelo técnico Dunga, já se ofereceu para jogar na Venezuela.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo