O vôlei de praia do Brasil terá 13 duplas nas chaves masculina e feminina da fase de grupos da etapa de Itapema (nível quatro estrelas), em Santa Catarina, da temporada de 2019 do Circuito Mundial. Nesta quarta-feira, cinco times do País conseguiram a classificação no qualifying – Alison/Álvaro Filho, André/George, Ana Patrícia/Rebecca, Juliana/Josi e Talita/Taiana – e se juntaram aos oito que estavam previamente garantidos na competição.

continua após a publicidade

Entre os classificados, destaque para André Stein, campeão em Itapema em 2018, agora atuando junto do paraibano George. Eles superaram os uruguaios Marco Cairus e Mauricio Vieyto por 2 sets a 0 (21/19 e 21/14). “As pessoas chegam até de outras cidades da região, pegam a estrada para acompanharem a etapa. É raro as arenas em outros lugares estarem cheias nos jogos do ‘country quota’ e classificatório, então isso torna mais especial. George e eu tivemos um entrosamento muito fácil”, declarou.

continua após a publicidade

Quem também avançou foi a dupla do campeão olímpico Alison e do medalhista pan-americano Álvaro Filho. Eles superaram os dinamarqueses Kristoffer Abell e Martin Trans Hansen por 2 sets a 0 (21/15 e 21/11). “A atmosfera de Itapema me chamou muito a atenção, as pessoas gostam muito do esporte, recebem muito bem a etapa. E foi um jogo típico do vôlei de praia. Começou com chuva, depois veio o vento e durante a partida o vento também mudou de direção. Mas isso é a essência do esporte, se adaptar ao que aparece pela frente. Não conhecíamos os dinamarqueses, estudamos, mas o mais importante é nossa postura”, disse.

continua após a publicidade

Entre as mulheres, as atuais líderes da corrida olímpica brasileira, Ana Patrícia e Rebecca, passaram sem dificuldades pelo qualifying. Venceram as dinamarquesas Okholm Hansen e Helle Sondergard por 2 sets a 0 (21/17 e 21/11) e se garantiram entre os 32 times da fase de grupos. “Jogar em casa é fantástico, a torcida lotou já no primeiro dia, mas classificatório sempre será um jogo tenso. Começamos bem, mas depois elas encostaram, entraram na partida. Mas o mais importante é que nos mantivemos concentradas, isso é algo muito bom do nosso time. Mesmo no erro, não deixamos o foco se perder. É o primeiro de muitos jogos, cada jogo é um jogo, agora são novos desafios pela frente”, afirmou.

Josi, nascida em Itapema, celebrou a nova parceria com a medalhista olímpica e campeã mundial Juliana. Elas atuaram juntas e venceram as compatriotas Carolina Horta/Ângela por 2 sets a 0 (21/16 e 21/18). “Josi merecia jogar aqui, leva a bandeira de Santa Catarina e o torneio está lindo, excelente. Vamos jogar a temporada juntas, a equipe dela me recebeu muito bem. Estou muito feliz e isso foi colocado dentro da quadra. Parecia que jogávamos juntas há anos, mas era só vontade dentro de quadra. É como se tivesse tirado férias e voltado para casa”, disse Juliana.

Por fim, quem também se garantiu na fase de grupos foi Talita/Taiana, que venceu Satono Ishitsubo e Asami Shiba por 2 sets a 0 (21/10 e 21/16). Outras duas duplas, além de Carol Horta e Ângela, não conseguiram avançar. Hevaldo/Arthur perdeu por 2 sets a 0 (21/14 e 21/13) para os dinamarqueses Abell e Trans Hansen, enquanto que Jô e Luciano caíram para os mexicanos Juan Virgen e Lombardo Ontiveros por 2 a 1 (21/15, 17/21 e 15/4).

Além das cinco duplas que avançaram nesta quarta-feira, já estavam garantidas na fase de grupos, seja pela posição no ranking de entradas ou por convite, outras oito parcerias brasileiras. No masculino, Evandro/Bruno Schmidt, Pedro Solberg/Vitor Felipe, Guto/Saymon e Thiago/Oscar. Entre as mulheres, Ágatha/Duda, Fernanda Berti/Bárbara Seixas, Carol Solberg/Maria Elisa e Tainá/Victoria.