O presidente da Autoridade Pública Olímpica (APO), Márcio Fortes de Almeida, falou com investidores estrangeiros em Nova York nesta quinta-feira com o objetivo de atrair investimentos para a Olimpíada do Rio, em 2016. “O ano de 2016 está na esquina e precisamos ter cuidado”, afirmou Fortes, durante fórum promovido pela Câmara de Comércio Brasil-EUA. “Queremos fazer Jogos com excelência técnica”, disse a uma plateia de cerca de 150 investidores.
Fortes apresentou vídeos sobre os avanços já feitos nos preparativos para os Jogos de 2016 e deixou claro que recursos são bem-vindos não somente na infraestrutura, mas também para patrocinar atletas brasileiros. Segundo ele, o orçamento geral da Olimpíada do Rio está sendo finalizado, mas deve girar em torno de R$ 10 bilhões. “Não lançaremos na conta olímpica o que já deve ser feito para o povo brasileiro”, disse.
Fortes também ressaltou as melhorias feitas em relação à segurança no Rio e explicou que os reforços da infraestrutura na cidade começaram em 2007, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), quando ele ainda era o ministro das Cidades. “Eu já estava fazendo muita coisa mesmo sem saber que o Rio de Janeiro iria sediar a Olimpíada”, afirmou.