Com a confirmação da Federação Internacional de Natação Amadora (Fina) da classificação dos revezamentos 4x100m livre e 4x100m medley femininos, o Brasil quebrou o recorde de participação feminina para uma edição de Jogos Olímpicos de Pequim. Até o momento o Brasil tem 127 mulheres, em um total de 270 atletas classificados para os Jogos. O recorde anterior era dos Jogos de Atenas 2004, quando o Brasil participou da competição com 122 mulheres.
A primeira mulher brasileira a participar de uma edição de Jogos Olímpicos foi a nadadora Maria Lenk, em Los Angeles 1932. Para o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, o recorde de atletas mulheres brasileiras em Pequim 2008 comprova que o esporte olímpico brasileiro se desenvolve como um todo.
O Brasil participará de 31 modalidades em Pequim 2008: atletismo, basquete, boxe, canoagem velocidade, ciclismo estrada, ciclismo mountain bike, esgrima, futebol (masculino e feminino), ginástica artística, ginástica rítmica, handebol (masculino e feminino), hipismo adestramento, hipismo CCE e hipismo saltos, judô, levantamento de peso, lutas, nado sincronizado, natação, pentatlo moderno (feminino), remo, saltos ornamentais, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tiro com arco, tiro esportivo, triatlo, vela, vôlei (masculino e feminino) e vôlei de praia (masculino e feminino).