A Federação Internacional de Basquete (Fiba) revelou nesta quinta-feira que, além do Brasil, outras 14 federações nacionais enviaram à entidade pedidos para que sejam contempladas com um dos quatro convites disponíveis para o Mundial Masculino do ano que vem, na Espanha.
Os principais concorrentes à vaga confirmaram o pedido por um convite, que está diretamente atrelado a uma “doação” que as federações nacionais têm que fazer, no valor que bem entenderem, para, segundo a Fiba, ajudar na propagação do basquete pelo mundo.
A Europa tem nove seleções pleiteando um convite, mas só no máximo três países do mesmo continente podem ser escolhidos. Concorrem Bósnia Herzegovina, Finlândia, Alemanha, Grécia, Israel, Itália, Polônia, Rússia e Turquia.
Desses, aparecem como fortes concorrentes a Rússia (três vezes campeã do mundo), a Turquia (atual vice-campeã mundial), a Alemanha (do astro Dirk Nowitzki), além das tradicionais Itália e Grécia.
Enorme mercado consumidor, a China também enviou pedido à Fiba, assim como o Catar e a Nigéria, que aparecem como zebras. Das Américas, os concorrentes do Brasil são o Canadá e a Venezuela.
A Fiba vai revelar suas escolhas durante a Assembleia Geral, entre 1 e 2 de fevereiro, na Espanha, um dia antes do sorteio do Mundial. Antes, entre 23 e 24 de novembro, a Assembleia Geral se reúne em Buenos Aires e pode reduzir a lista de concorrentes.
Espanha, Estados Unidos, Angola, Egito, Senegal, México, Porto Rico, Argentina, República Dominicana, Irã, Filipinas, Coreia do Sul, França, Lituânia, Croácia, Eslovênia, Ucrânia, Sérvia, Austrália e Nova Zelândia já estão garantidos no Mundial, que será disputado entre 30 de agosto a 14 de setembro de 2014.