Amsterdã (AE) – O Brasil começa hoje sua caminhada para tentar o pentacampeonato no mundial sub-20 da Holanda contra outra seleção favorita na competição, a Nigéria. Contando com a experiência de jogadores como Evandro, do Atlético-PR, Tardelli e Edcarlos, do São Paulo, Rafinha, do Coritiba, e Leonardo, do Santos, a equipe do técnico Rene Weber encara uma decisão logo na estréia.
Apesar de uma fraca campanha realizada no último sul-americano da Colômbia, em fevereiro, quando ficou em terceiro lugar, o Brasil defende o título mundial na categoria, conquistado em 2003, nos Emirados Árabes Unidos. Além de Brasil e Nigéria, Coréia do Sul e Suíça fazem o outro jogo do Grupo F, em Emmen.
O treinador brasileiro aceita o favoritismo habitual das equipes brasileiras em qualquer disputa de qualquer categoria. "É nossa tarefa ratificar o que é esperado de nós, assim como seria com a seleção principal, que é o que todos os nossos jogadores almejam", admitiu Rene Weber.
Sobre os adversários, Weber mostrou-se atento. "Eles são bons e rápidos e têm técnica", afirmou. "Planejamos chegar na ponta do grupo e estamos trabalhando forte para que isso aconteça", acrescentou. O treinador disse ainda que estudou a forma de jogar dos nigerianos vendo os jogos da equipe no torneio de qualificação africano em fitas de vídeo.
Do lado da Nigéria, o destaque é o atacante Isaac Promise, eleito o melhor jogador do torneio qualificatório na África. Além de sua habilidade, a equipe africana conta com os "veteranos" Adepoju, Aghahowa e Joseph Yobo, que atuam no exterior. Nos outros jogos de hoje, a Colômbia enfrenta a Itália e a Síria pega o Canadá, as duas partidas pelo Grupo E, que tem sede em Tilburg.
Ficha técnica
Brasil: Renan; Rafinha, Edcarlos, Gladstone e Fábio Santos; Roberto, Diego, Ernani e Evandro; Rafael Sobis e Tardelli. Técnico: Renê Weber.
Nigéria: Vanzekin; James, Chinwo, Adefemi e Apam; Bazuaye, Kaita, Sambo e Mikel; Abwo e Isaac. Técnico: Samson Siasia.
Local: Emmen Stadium (Emmen-HOL). Horário: 12h30 de Brasília). Árbitro: Massimo de Santis (ITA). Assistentes: Vincenzo Mitro (ITA) e Paolo Calcagno (ITA).