A seleção brasileira fez história nesta sexta-feira (6), no Gillette Stadium lotado, na cidade de Boston, nos Estados Unidos. Pela primeira vez em 18 confrontos, o Brasil conseguiu ser derrotado pela Venezuela, freguês histórico, por 2 a 0.
Nos 17 jogos anteriores, a seleção hoje comandada por Dunga havia vencido todos e marcado 78 gols. Ficou nos 78 e havia sofrido apenas quatro – agora são seis.
O desastre brasileiro começou cedo na partida. Logo aos cinco minutos, com total falta de entrosamento, a zaga da seleção permitiu o avanço livre do atacante Maldonado, que com tranqüilidade tocou por cima do goleiro Doni para fazer o primeiro gols venezuelano.
Sem se encontrar em campo, o Brasil não fazia nada no ataque e errava na defesa. Aos 43, em tabela pelo meio da zaga brasileira Vargas deu até uma pedalada, drible característico de Robinho, em Luizão e acertou o canto esquerdo baixo de Doni para fazer 2 a 0.
Na segunda etapa, com várias alterações, a seleção foi de qualquer jeito ao ataque, mas não teve competência para fazer sequer um gol.
Após o vexame histórico, a delegação volta ao Brasil para se preparar para os dois jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010. No dia 15, o rival será o líder Paraguai, em Assunção. Três dias depois, em belo Horizonte, será a vez de encarar a Argentina.