A seleção brasileira masculina de vôlei sofreu para ganhar na primeira partida da fase final da Liga Mundial. Em Córdoba, na Argentina, o time comandada pelo técnico Bernardinho derrotou o time anfitrião por 3 sets a 2 – com parciais de 25/17, 23/25, 25/20, 19/25 e 15/10 -, pelo Grupo E da competição. Nesta quinta, também às 21 horas (de Brasília), o Brasil enfrenta a Sérvia e nova vitória dá uma vaga nas semifinais.
Bernardinho preferiu poupar Giba, que se recupera de uma bursite. A seleção brasileira iniciou o confronto com ampla superioridade – e realmente a diferença entre os dois é grande. A Argentina, aliás, havia tido fraco desempenho na fase de classificação (12 derrotas em 12 jogos) e só está nas finais por ser a sede da competição. O triunfo no primeiro set foi com tranquilidade. Mas depois as coisas se complicaram e o final do jogo acabou sendo bastante equilibrado.
Os melhores do Brasil em quadra foram Murilo e Dante, com 20 pontos cada. Pelo lado da Argentina, o atacante Federico Conte se destacou com a mesma pontuação dos brasileiros.
Após a partida, Bernardinho afirmou que o time não teve uma boa atuação, e precisa melhorar para a partida contra a Sérvia. “A vitória foi importante, mas o jogo não agradou a ninguém. Nossa atuação foi muito abaixo do esperado. Tivemos muitos erros e nossa marcação não funcionou. Além disso, a pressão estava toda sobre nós. O time não conseguiu se soltar em momento algum em quadra. No final, nos momentos decisivos, a experiência de alguns importantes jogadores, como o Dante e o Murilo, ajudou”, ressaltou.
Para a próxima partida, o treinador espera que a equipe se ajuste. “Agora, é descansar e pensar na Sérvia. Temos que corrigir os nossos erros. Esse jogo contra a Argentina irá nos ensinar muitas lições”, disse Bernardinho.
Um dos destaques do Brasil, Dante contou que a primeira etapa foi ultrapassada. “O mais importante é a vitória, não importa como ela veio. A estreia na fase final é sempre complicada. Enfrentamos um adversário que todo mundo achava que estava morto. Mas vimos que não é bem assim. O Weber é um grande treinador e está montando a equipe da Argentina muito bem. Agora, a estreia já passou. Precisamos pensar na Sérvia, que é uma equipe boa demais”, destacou o atacante.