Genebra – O Brasil segue líder no ranking da Fifa, enquanto a seleção francesa despenca e quase sai da lista dos principais time do mundo. A seleção de Parreira está com 837 pontos e uma vantagem confortável em relação à Argentina, segunda do ranking e com 782 pontos. O Brasil ocupa essa posição desde a conquista da Copa do Mundo de 2002 e, a partir de então, se manteve na liderança graças aos títulos da Copa América de 2004 e da Copa das Confederações deste ano.
Os seis primeiros colocados na classificação não sofreram alterações de posição em relação ao ranking de julho. Brasil e Argentina são seguidos pela Holanda, República Checa, México e Estados Unidos. A diferença de pontuação entre os argentinos e americanos, porém, é de apenas 14 pontos. Já os ingleses subiram uma posição e ocupam o sétimo lugar, seguidos pela Espanha.
A surpresa no ranking ficou mais uma vez por conta da França, que já vinha caindo na tabela. Os franceses, que eram os líderes da classificação após conquistar contra o Brasil o mundial de 1998, hoje ocupam apenas a 9.ª posição, empatados em pontos com Portugal. Ambos têm 737 pontos. Caso não volte a vencer nas Eliminatórias
para a Copa do Mundo, a França pode até mesmo sair da lista dos 10 principais times do mundo, assim como ocorreu com a Alemanha há poucos meses.