Divulgação |
Competição começa na quinta-feira, em São Paulo. |
Pela primeira vez na história do automobilismo nacional o Brasil será a sede de uma das edições do Campeonato Mundial de Kart. O torneio começa na quinta-feira e se estenderá até o sábado, dia 1.º de março, reunindo 20 pilotos da categoria Biland no Kartódromo de Guaratinguetá, a 180 km de São Paulo. O empresário Paulo Breim, um dos promotores do Campeonato Paulista Biland da modalidade, divulgou ontem a programação, que terá brasileiros e ingleses entre os principais favoritos ao título.
A realização do 5.º International Kart GP, nome oficial do Mundial de Biland, chegou a ser colocada em dúvida, mas foi confirmada no último final de semana após a Biland Brasil, dirigida por Paulo Breim, assumir os custos do evento. ?A disputa de um campeonato desse porte é uma vitória para todo o kartismo brasileiro, e agora que estamos com tudo pronto para essa disputa vejo que os últimos quatro meses de trabalho intenso de toda a equipe da Biland Brasil valeram a pena. A Comissão Internacional de Kart e a FIA foram comunicadas que o evento será realizado sem a supervisão da CBA, e estão cientes da situação?, enfatizou o promotor.
?Tenho certeza de que os pilotos aprovarão a escolha da pista, também, por suas características técnicas.
O kartódromo tem seis opções de traçado, sendo a maior delas com 1.100 metros de extensão?, acrescentou o promotor.
Dono de seis títulos no campeonato mundial de Kart, o Brasil não é considerado uma nação de tradição nas categorias disputadas com motores dois tempos, mas detém a hegemonia nas competições de karts quatro tempos. Nas quatro finais mundiais da Kart GP já realizadas, os pilotos brasileiros venceram três: André Sousa foi o primeiro campeão, em 2002. André Nicastro venceu em 2004 e João Gonçalves, em 2005. ?Temos muita tradição na disputa do Mundial da categoria Biland, e por isso é um privilégio para nós receber o torneio no país?, reforçou Paulo Breim.