O Brasil não conquistou nenhuma medalha, mas conseguiu uma dobradinha neste sábado, no último dia de disputa do Skandia Sail for Gold Regatta, que aconteceu em Weymouth, na Inglaterra, na mesma raia que será usada nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. As duas duplas do País na classe Star terminaram na frente na “Medal Race” (regata da medalha), as finais da vela que reúnem os 10 mais bem classificados em cada classe e contam pontos em dobro.

continua após a publicidade

Torben Grael e Marcelo Ferreira, bicampeões olímpicos em Atlanta-1996 e Atenas-2004, venceram a única regata do dia. Logo atrás chegaram Robert Scheidt, campeão olímpico em outra classe, a Laser, em 1996 e 2004, e Bruno Prada, vice-campeão olímpico em 2008.

Com o segundo lugar, Scheidt e Prada terminaram em quarto na classificação geral, muito perto do pódio. Os dois somaram 71 pontos perdidos em 11 regatas (considerando um descarte), apenas seis a menos do que a dupla que ficou com a terceira colocação, formada pelos poloneses Mateusz Kusznierewicz e Dominik Zycki. “O quarto lugar acabou sendo um resultado positivo pelo que fizemos. O começo foi um pouco irregular, mas aos poucos fomos conhecendo a raia e o fim do campeonato foi bom”, afirmou Scheidt.

Grael e Ferreira, parceria que ficou em terceiro lugar no Mundial de Star do Rio de Janeiro, no início do ano, também subiu na classificação geral. Os dois terminaram em sexto lugar, com 98 pontos perdidos. “Estamos contentes com o resultado, ótimo por ser o início do trabalho visando a Olimpíada de 2012”, analisou Torben. A dupla irlandesa Peter O’Leary e Frithjof Kleen foi campeã com 52 pontos.

continua após a publicidade

Outro destaque do último dia foi Ricardo Winicki, o “Bimba”. O velejador carioca foi o terceiro colocado na “Medal Race” da classe RS:X, atrás do italiano Fabian Heidegger e do português João Rodrigues (que, com o segundo lugar, conquistou o título. Com o resultado, Bimba subiu para o sétimo na classificação geral, com 61 pontos perdidos em 11 regatas.

As outras brasileiras que velejaram neste sábado foram as gaúchas Fernanda Oliveira e Ana Luíza Barbachan. A dupla terminou a “Medal Race” da classe 470 feminina em oitavo lugar e fechou o evento em décimo lugar, com 141 pontos perdidos em 11 regatas. Medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim, Fernanda competiu com uma lesão no braço. Mesmo assim, conseguiu superar o resultado no Mundial da Holanda, em julho, no qual terminou em 21.º lugar.

continua após a publicidade