O Brasil se classificou nesta sexta-feira para três das quatro finais do judô nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Leandro Cunha (até 66kg), Bruno Mendonça (até 73kg) e Rafaela Silva (até 57kg) venceram seus combates e vão tentar a conquista da medalha de ouro ainda neste noite. Katherine Campos (até 63kg) buscará o bronze após perder nas semifinais.

continua após a publicidade

Vice-campeão mundial neste ano, Leandro Cunha estreou em Guadalajara com vitória sobre o canadense Sasha Mehmedovic. A arbitragem desta luta foi confusa, com dois ippons do brasileiro sendo invalidados. No terceiro, ele garantiu a sua vitória. Em seguida, Cunha derrotou o mexicano Francisco Carreon por ippon. Na final, ele vai lutar contra o norte-americano Kenneth Hashimoto.

Bruno Mendonça abriu a participação com vitória por yuko sobre o chileno Fernando Salazar. Depois, superou o canadense Nicholas Triton por ippon para se garantir na final do Pan. O adversário do brasileiro na disputa da medalha de ouro será o cubano Ronald Girones.

Rafaela Silva, que foi vice-campeã mundial neste ano, estreou em Guadalajara com vitória sobre a canadense Joliane Melançon por ippon. Depois, superou a colombiana Yadinis Amaris por waza-ari. Na decisão, a brasileira vai encarar a cubana Yurisleidys Lupete.

continua após a publicidade

Já Katherine Campos vai buscar a medalha de bronze na repescagem. A brasileira iniciou a participação no Pan com vitória sobre a porto-riquenha Jessica Garcia por yuko. Nas semifinais, porém, perdeu para a mexicana Paloma Acosta e assim tentará o bronze ainda nesta noite.

Com esses resultados, o judô brasileiro segue com chances de concretizar o objetivo de conquistar medalhas nas 14 categorias do Pan de Guadalajara. Nos dois primeiros dias de competição, o País conquistou três ouros, uma prata e três bronzes.

continua após a publicidade