Córdoba, Argentina – Em ritmo de treino, a seleção brasileira masculina de vôlei garantiu a classificação para a segunda fase do Campeonato Mundial, ao vencer ontem o Egito por 3 sets a 0, parciais de 25/14, 25/20 e 25/21, em 1h03, no ginásio Orfeo Superdomo. O Brasil não encontrou dificuldades durante a partida.
A partida marcou a volta do capitão Nalbert, que, pela primeira vez no Mundial, jogou uma partida completa. Bernardinho começou com uma formação diferente: nas pontas, saíram Dante e Giba e entraram Nalbert e Giovane. Durante o confronto, com o objetivo de ganhar ritmo de jogo, o técnico utilizou quase todos os seus jogadores (somente Giba ficou no banco).
Na outra partida do grupo, os Estados Unidos venceram a Venezuela por 3 sets a 0, com parciais de 26-24, 25-18 e 33-31. Com o resultado, os norte-americanos avançaram à próxima fase como primeiros colocados e eliminaram os venezuelanos do Mundial.
O Brasil passeou em quadra no primeiro set. O Egito só conseguiu equilibrar o marcador até o quarto ponto. O segundo set foi mais equilibrado. O Brasil saiu na frente e chegou a marcar 12/08, mas os egípcios com três pontos seguidos de bloqueio no total, marcaram cinco pontos neste fundamento no set empataram em 12/12. O time africano não deixou a seleção abrir vantagem e segurou os brasileiros até o 20o ponto. A partir daí, os brasileiros, depois de um bloqueio de Gustavo, dominaram e fecharam em 25/20, no contra-ataque de Anderson, que entrara na inversão do cinco em um.
Bernardinho começou o terceiro set com Rodrigão e Ricardinho no lugar de Gustavo e Maurício, respectivamente. O capitão Nalbert foi o destaque da equipe. Ora com ataques potentes ora com largadas, o ponta desconcentrou a marcação egípcia e ajudou a seleção a abrir no marcador 16/10. Bernardinho ainda colocou Anderson em quadra e terminou a partida com um time totalmente diferente da partida de estréia. O Egito ainda tentou esboçar uma pequena reação, porém o Brasil administrou a vantagem e marcou em 25/21, na diagonal de Nalbert.